O presidente Lula expôs à imprensa sua opinião sobre a reforma eleitoral que pretende regular o uso da internet nas campanhas. Segundo ele é impossível controlar a web e que o acesso da população à informação é muito maior hoje justamente por causa dela.
“Lutamos a vida inteira pela liberdade, liberdade política, liberdade de expressão, liberdade de comunicação, e começam a tirar isso. (...) Acho que [o uso da internet nas eleições] tem de ser livre mesmo. É importante que as pessoas saibam sobre seus candidatos. (...) Vamos dar ao internauta o direito de viajar e descobrir mais coisas”, afirmou em entrevista a rádios do Estado de Roraima.
Em trâmite no Congresso, o projeto exigirá que conteúdo da internet seja semelhante ao de noticiários de rádio ou de televisão em anos eleitorais. Por exemplo, quando se publicar algo sobre a disputa para presidente ou para governador, fica obrigado a dizer o nome de todos os candidatos e o que fizeram naquele dia. Caso contrário, pode ser processado pelo político que se julgar preterido.
Além disso, charges também estarão vetadas e ao menos dois terços dos candidatos terão de ser convidados a participar de qualquer debate.
De acordo com o site iG, a votação das emendas do projeto de lei da reforma eleitoral deve acontecer nesta terça-feira (15).
Redação Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário