Framingham – De poderosos netbooks e smartphones a baterias turbinadas e redes sem fio mais velozes, saiba como será a mobilidade até 2010.
Os últimos dois anos foram animadores para a mobilidade, com o surgimento dos netbooks, das redes 4G e dos primeiros smartphones sem keypads. Os próximos dois anos pode ter como destaque um grupo de novas tecnologias que devem tornar as pessoas que se deslocam mais produtivas.
No ano passado, pela primeira vez, os notebooks venderam mais do que os desktops , de acordo com a iSuppli, empresa de análise de tecnologia, mostrando que o movimento para um estilo de vida móvel está a caminho. "É só o começo" observa Steve Kleynhans, vice-presidente da Gartner. “Os anos de 2009 e 2010 serão grandes para a mobilidade, com importantes avanços que afetarão o que carregamos, como trabalhamos e nos divertimos."
De pequenos e mais poderosos notebooks e smartphones turbinados a baterias que funcionam melhor, saiba como o cenário de mobilidade vai se transformar até 2010.
Netbooks de alta capacidade
Entre as boas surpresas de 2008 destacou-se o avanço dos netbooks, que saíram de uma boa idéia de marketing para registrar vendas de 14 milhões de unidades, de acordo com a DisplaySearch. Mas mesmo que esses pequeninos notebooks funcionem bem como um segundo ou terceiro computador, eles ainda pecam na performance necessária para um sistema básico de trabalho.
A questão da performance deve apresentar mudanças rápidas este ano, quando os netbooks começarem a embarcar os chips dual-core da linha Atom, da Intel, que começam a chegar aos fabricantes.
"2009 será o ano do netbook" explica Kleynhans da Gartner. "Eles serão pequenos e leves o suficiente para serem levados a qualquer lugar e poderosos o suficiente para executarem a maior parte dos trabalhos”. Adicionar um segundo núcleo computacional, na avaliação de Kleynhans, não dobrará a capacidade do sistema, mas o novo chip Atom deve elevar a capacidade geral dos pequenos netbooks em cerca de 50% trazendo-os ao nível dos principais sistemas de mercado.
As placas gráficas dos netbooks também apresentarão melhorias. A Intel se aliou à Nvidia para empacotar o acelerador gráfico GeForce 9400M – o mesmo usado nos novos notebooks MacBook Pro, da Apple – em CPUs Atom.
Os netbooks também estão na mira da AMD, que planeja se concentrar na computação ultraportátil com a família Athlon Neo de processadores com um e dois núcleos e placa de vídeo ATI Radeon para facilitar o trabalho de decodificação e exibição de vídeos em alta definição.
Brian Nadel, editor do Computerworld, de Framingham.
Nenhum comentário:
Postar um comentário