Ceila Santos
A Acision apresentou nesta terça-feira,
01/12, os resultados elaborados pelo estudo MAVAM (Monitor Acision de
VAS Móvel). A pesquisa revela que os serviços de valor adicionado
representam 12,5% da receita bruta de serviços das operadoras de
celular, que fechou o terceiro trimestre de 2009 com R$ 2 bilhões.
Rafael Steinhauser, presidente da Acision para
America Latina, estima que a receita de VAS pode atingir US$ 1 bilhão
no ano de 2013. Entre os serviços estão tanto publicidade móvel quanto
pagamentos.
A fornecedora de plataformas, entretanto, estima crescer em 2010 até
20%. Esse indice será puxado pela demanda de banda larga móvel. “Vamos
oferecer soluções que melhoram a otimização de tráfego e também a
gestão para política de tráfego”, explica Steinhauser. A ideia é
permitir às operadoras cobrar dos usuários de acordo com perfil de uso.
Ele acredita que fechará pelo menos dois contratos em 2010 referente a
políticas de tráfego.
Além disso, a empresa está disposta a contribuir para o crescimento
dos serviços de valor adicionado com oferta de plataformas para
publicidade móvel. “Hoje já temos parceria com Ogilvy para gestão da
publicidade móvel”, sinaliza. Steinhauser explica que a abordagem é com
as operadoras, mas sempre haverá parcerias com agéncias de publicidade.
Há também a possibilidade da Acision assumir a hospedagem dessas
soluções como prestador de serviços para publicidade móvel. Entretanto,
esse modelo ainda não foi analisado, já que pode ser executado por
intermediários especializados.
A pesquisa da Teleco apontou ainda que metade da receita de SVA vem
da oferta de SMS/MMS. A distribuição da receita é de 53% de mensagens,
35% internet e 12% outros serviços. Nos Estados Unidos, o SMS
representaram 64% da receita de VAS em 2008. Os serviços de mensagens
são utilizados por 63% dos usuários de celular do mundo. A média
nacional, entretanto, é de 79%.
O MMS (video via celular) é utilizado menos ainda na região.
Enquanto, a média mundial é de 15% dos assinantes móveis, no Estado de
São Paulo, esse percentual é de 8%. Na capital sobe para 10%. A Teleco
ouviu 500 pessoas durante mês de setembro para realizar o estudo.
Fonte: http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5611&sid=12
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A partir deste mês, os clientes Vivo contam com mais um atrativo em seus celulares, o Vivo Som de Chamada. Agora os usuários podem es...
-
VSWR (Voltage Standing Wave Radio) pode ser definido como um indicador de quantidade de sinal refletida de volta ao transmissor em u...
Nenhum comentário:
Postar um comentário