VAS representam 12,5% da receita das teles móveis

Ceila Santos    
A Acision apresentou nesta terça-feira, 01/12, os resultados elaborados pelo estudo MAVAM (Monitor Acision de VAS Móvel). A pesquisa revela que os serviços de valor adicionado representam 12,5% da receita bruta de serviços das operadoras de celular, que fechou o terceiro trimestre de 2009 com R$ 2 bilhões.


Rafael Steinhauser, presidente da Acision para America Latina, estima que a receita de VAS pode atingir US$ 1 bilhão no ano de 2013. Entre os serviços estão tanto publicidade móvel quanto pagamentos.
A fornecedora de plataformas, entretanto, estima crescer em 2010 até 20%. Esse indice será puxado pela demanda de banda larga móvel. “Vamos oferecer soluções que melhoram a otimização de tráfego e também a gestão para política de tráfego”, explica Steinhauser. A ideia é permitir às operadoras cobrar dos usuários de acordo com perfil de uso. Ele acredita que fechará pelo menos dois contratos em 2010 referente a políticas de tráfego.
Além disso, a empresa está disposta a contribuir para o crescimento dos serviços de valor adicionado com oferta de plataformas para publicidade móvel. “Hoje já temos parceria com Ogilvy para gestão da publicidade móvel”, sinaliza. Steinhauser explica que a abordagem é com as operadoras, mas sempre haverá parcerias com agéncias de publicidade. Há também a possibilidade da Acision assumir a hospedagem dessas soluções como prestador de serviços para publicidade móvel. Entretanto, esse modelo ainda não foi analisado, já que pode ser executado por intermediários especializados.
A pesquisa da Teleco apontou ainda que metade da receita de SVA vem da oferta de SMS/MMS. A distribuição da receita é de 53% de mensagens, 35% internet e 12% outros serviços. Nos Estados Unidos, o SMS representaram 64% da receita de VAS em 2008. Os serviços de mensagens são utilizados por 63% dos usuários de celular do mundo. A média nacional, entretanto, é de 79%.
O MMS (video via celular) é utilizado menos ainda na região. Enquanto, a média mundial é de 15% dos assinantes móveis, no Estado de São Paulo, esse percentual é de 8%. Na capital sobe para 10%. A Teleco ouviu 500 pessoas durante mês de setembro para realizar o estudo.



Fonte:    http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5611&sid=12


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