São Paulo, 1 de março de 2010 - A necessidade por uma nova tecnologia
passa a existir a partir do momento em que a ferramenta resolve um
problema cotidiano. O mobile marketing, interação entre consumidores e
marcas pelo celular, ainda está começando no Brasil e, por enquanto, se
limita a campanhas publicitárias. Ele corresponde a cerca de 20% dos
serviços de valor agregado, que renderam às operadoras de celular cerca
de R$ 10 bilhões em 2009. De acordo com a Mobile Marketing Association
no Brasil, as companhias de celular devem faturar, em média, R$ 3
milhões com mobile marketing em 2010, 10% a mais que no ano passado. As
operadoras devem investir em torno de 15% do orçamento nesta tecnologia
este ano.
Esse tipo de serviço é o que permite, por exemplo, comprar passagem
de ônibus pelo celular e confirmar o pagamento mostrando um torpedo
SMS, realidade cotidiana na Bélgica. Usuários compram bilhetes 28% mais
baratos. Uma semana depois de lançar a ferramenta, a empresa de ônibus
De Lijn já havia vendido 10.000 passagens eletrônicas, com média de
1.300 bilhetes SMS por dia.
"O serviço tem um enorme potencial de crescimento no país, que é
o quinto maior mercado de telefonia no mundo", disse o presidente da
Mobile Marketing Association, Federico Pisani. São mais de 122 milhões
de contas de celular no país, segundo a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel).
Pisani acredita que a grande promessa do ano é o crescimento de
campanhas publicitárias a partir da troca de SMS. É esperado aumento das
promoções que pedem o envio de mensagens de texto para que o cliente
concorra a prêmios.
"Como a antiga promoção de envio de cupons, mas não precisa mais
enviar cartas pelo correio", explica Pisani. "Serão feitos sorteios,
enviado prêmios e promoções especiais".
Seguindo a tendência, a Ponto Frio está usando o iPhone para
liderar a guerra pelo varejo. Um aplicativo, criado pela agência de
publicidade DM9DDB, identifica via GPS a loja mais próxima do consumidor
e oferece um desconto especial naquela unidade. Além disso, permite que
o usuário faça compras pelo telefone.
Outra empresa que está investindo na novidade é a Nestlé, que
lançou, em agosto de 2009, o aplicativo para iPhone Nestlé Receitas. O
serviço possibilita busca e armazenamento de receitas, lista de compras e
preparos de pratos indicados pelo celular. Durante a ação, teve mais de
30.000 downloads, ficou por 18 dias na lista Top 10 dos aplicativos
"Top free apps" na iTunes Store brasileira, e impactou 55 países.
(Redação
- JB OnLine
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A partir deste mês, os clientes Vivo contam com mais um atrativo em seus celulares, o Vivo Som de Chamada. Agora os usuários podem es...
-
VSWR (Voltage Standing Wave Radio) pode ser definido como um indicador de quantidade de sinal refletida de volta ao transmissor em u...
Nenhum comentário:
Postar um comentário