Oi vai receber R$ 12 bi com entrada da Portugal Telecom e capitalização


São Paulo - As negociações entre Oi e Portugal Telecom se arrastam desde julho de 2010, e finalmente as empresas anunciaram a estruturação do negócio. Do ponto de vista financeiro, a operação permitirá à Oi capitalizar-se em até 12 bilhões de reais.

A Portugal Telecom comprou a participação de cerca de 22,4% da Oi por 8,32 bilhões de reais. Para chegar nessa fatia, ela adquiriu 12,1% da controladora TMAR participações e 35% de duas acionistas da TMAR Participações, AG Telecom e La Fonte (ela comprou 35% de cada). A fatia dá direito à PT participar da governança da sociedade.
“Grande parte dos 12 bilhões está comprometido e virá dos sócios atuais e da Portugal Telecom”, disse Pedro Jereissati, vice-presidente do Grupo Jereissati Participações, da La Fonte -  que possui 19,4% da Oi, após entrada da PT. Do valor total a ser capitalizado, 3,27 bilhões de reais estão garantidos pela Portugal Telecom. “Boa parte desse valor está garantido, acreditamos que a capitalização mínima será muito vantajosa para a companhia", afirmou Jereissati em audioconferência realizada hoje.
Essa capitalização vai permitir à Oi ampliar sua capacidade de investimento e de expansão nacional nos mercados de banda larga fixa e móvel, TV por assinatura e serviços convergentes, segundo a empresa. As empresas acreditam que a parceria acelera os planos de expansão no mercado doméstico, reduz o nível de endividamento, oferece oportunidades de aplicação de tecnologias e cria a possibilidade de expansão internacional, além da captura de sinergias.
A Oi tem mais de 63 milhões de clientes. Desse total, 21 milhões estão em telefonia fixa, 37,3 milhões em telefonia móvel, 4,4 milhões em banda larga fixa e 280 mil em TV por assinatura. A capitalização da empresa, aliada à PT, é um passo importante para acelerar o acesso a mercados internacionais. Segundo a Oi, o próximo passo de evolução da empresa é o crescimento internacional focado em mercados emergentes.
Operação
Antes de ingressar na Oi, a operadora portuguesa dividia com a Telefônica o controle da Vivo. A Oi, por sua vez, adquiriu 10% da Portugal Telecom, “que tornará a Oi, se não a maior, uma das mais importantes acionistas da PT. O primeiro passo da internacionalização”, disse Jereissati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário