Clouds privadas são a preferência nacional em 2011


Convergência Digital - Hotsite Cloud Computing
:: Ana Paula Lobo
 
Ao apresentar suas previsões para 2011, em webinar realizado nesta quinta-feira, 17/02, a IDC Brasil estima que a demanda por informações e conhecimento sobre o uso e a adoção de cloud computing explodirá no mercado nacional, entre as grandes corporações e também nas pequenas e médias empresas, interessadas em entender o conceito da tecnologia para implementá-la e, num primeiro momento, reduzir custos e, depois, ganhar performance nos negócios.

Também, de acordo com a consultoria, as corporações brasileiras começam a ser seduzidas pelas ofertas de plataformas como serviço (PaaS) e infraestrutura como Serviço (IaaS) ao longo deste ano, revela a IDC. Também haverá mais opções no modelo de Software como Serviço (SaaS).

Segundo a IDC, aumentará este ano a adoção de serviços como colaboração, segurança, CRM, storage e ferramentas de produtividade. Ao mesmo tempo, enquanto buscam entender o melhor conceito de cloud, as empresas manterão seus aportes em virtualização e consolidação de infraestrutura.

Neste cenário, a IDC acredita que os titãs do mercado - Microsoft, IBM, Google e outros - vão apresentar programas de incentivos para acelerar o desenvolvimento de aplicações voltadas para o novo ecossistema da nuvem.

O crescimento do mercado nacional de Tecnologia da Informação, segundo ainda a IDC, ficará em torno de 13,1%, praticamente o dobro da média mundial - 7%. Áreas como análise de dados, mobilidade e terceirização de TI estão em destaque. Os investimentos na área vão chegar a US$ 39 bilhões, Bancos responderão por 25% - US$ 9,75 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário