Wi-Fi: Taxa mundial supera 10% de crescimento, mas Brasil estagna em 1%


Apesar da necessidade de ampliar a cobertura de suas infraestruturas, as operadoras de telecom do país, em especial as móveis, seguem investindo de forma bastante reduzida em hot spots Wi-Fi, num movimento que parece estar na contramão do modelo mundial.

No Brasil, há, hoje, 4035 hot spots, centralizados na região Sudeste e Sul, com grande concentração em São Paulo. No mundo, são 517.242, a maior parte deles na China e nos Estados Unidos. O Reino Unido também teve um forte impulso.

Nesses países, o Wi-Fi é visto como um forte complemento à rede 3G, especialmente, no mercado norte-americano onde a AT&T, por exemplo, em função da forte demanda provocada pelo uso do iPhone e do iPad, da Apple, aposta em Wi-Fi para obter maior qualidade de serviço e estabilidade de conexão.

Segundo dados do portal Teleco (www.teleco.com.br), nos meses de janeiro e fevereiro, os hot spots Wi-Fi cresceram menos 1% no Brasil, sendo que os novos pontos foram implantados em São Paulo, que conta, hoje, 2490 anti 2455, registrados em dezembro. Nos estados onde há hotspots - Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Minas Gerais, neste período não houve alteração do quadro.

O Rio de Janeiro segue com 406 hotspots; o Paraná fica com 155 hotspots, o Distrito Federal, 151, o Rio Grande do Sul, 136 e Minas Gerais, 90, de acordo com o contabilizado pelo portal Teleco. Com números tão reduzidos, o cenário brasileiro é bem diverso do mundial. O impulso nos dois primeiros meses do ano em outros países supera os 10%.

No Reino Unido, por exemplo, o resultado é significativo. Em dezembro, havia 26.510 hotspots ativados. Em janeiro, pulou para 62.937 e, em fevereiro, passou para 112.881, um impulso superior a 300% em pouco mais de três meses. As teles no Reino Unido estão apostando no Wi-Fi como complemento às suas redes 3G, para ampliar a oferta de banda larga móvel.

O impulso do Reino Unido não é seguido nos demais países, mas os hotspots consolidam presença, em outros países. Na China, são 102283. Nos Estados Unidos, 93.857. Na Russia, emergente como o Brasil e também com problemas de infraestrutura de telecom, os hotspots chegam a 14.674. Os dados mundiais foram obtidos no site JiWire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário