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Huawei anunciou nesta terça-feira, 13, a criação oficial da Huawei
Enterprise Business, divisão da companhia focada no mercado corporativo.
A divisão é parte da nova estratégia de atuação da companhia, que agora
passa a contar com quatro unidades de negócio específicas:
telecomunicações, enterprise, device e outros negócios.
Francisco
Menezes, diretor comercial da unidade Enterprise, explicou que a
decisão é fruto do amadurecimento da empresa no mercado de
telecomunicações e da necessidade de buscar novos horizontes de
crescimento. “A empresa está madura e este é o momento de focar em novos
segmentos de atuação”, disse.
A escolha não acontece à toa. Ao todo, a companhia faturou US$ 1,4
bilhão em 2010. Em contrapartida, somente o mercado sul americano de
soluções corporativas é avaliado hoje em US$ 2 bilhões. Para conquistar
uma fatia deste mercado, a unidade Business Enterprise vai concentrar
suas ofertas em seis segmentos: governo; serviços; energia e mineração;
utilities; call center e BPO (Business Process Outsourcing); e serviços
financeiros.
“Para chegar a estes mercados, vamos capacitar e aperfeiçoar
parceiros de negócios, o que inclui o desenvolvimento de distribuidores,
VARs, integradores e provedores de solução”, disse Menezes. O executivo
disse que a companhia deve anunciar seu programa de canais nos próximos
meses, mas já é certo que as revendas serão divididas em platinum,
gold, silver e revendas autorizadas.
A unidade Enterprise não nasce do zero. Menezes explicou que, desde
2009, a Huawei vem prospectando o mercado corporativo e que os
resultados obtidos até aqui estimularam a criação de uma unidade
independente. Somente no sul da América do Sul, as vendas ao segmento
chegaram a US$ 57 milhões em 2009; US$ 80 milhões em 2010; e US$ 108
milhões no primeiro semestre deste ano.
Esta experiência ajudou a companhia a definir seu portfólio de
produtos e serviços, que será dividido em cinco grupos: soluções IP,
tecnologia da comunicação, tecnologia da informação, indústrias
verticais e serviços. Com o novo foco de atuação, a companhia reconhece
que deve enfrentar novos concorrentes.
“Vamos entrar em segmentos que já têm players consolidados, mas nossa
vantagem é sermos um fornecedor all in one, o que é um diferencial para
o cliente final”, diz Menezes. Com o novo portfólio, a Huawei passa a
concorrer diretamente com fornecedores de servidores e storage, como HP e
EMC; e de soluções de telepresença, como Cisco e Polycom; entre outros,
alguns deles atualmente parceiros da empresa no desenvolvimento de
soluções.
“Temos parceiros globais e continuamos trabalhando em conjunto,
fortalecendo o desenvolvimento de soluções conjuntas. Não haverá revisão
das parcerias mas, na área de TI, deixamos claro que cada um tem que
mostrar sua força”, afirmou Menezes.
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