Huawei investe no mercado corporativo

A Huawei anunciou nesta terça-feira, 13, a criação oficial da Huawei Enterprise Business, divisão da companhia focada no mercado corporativo. A divisão é parte da nova estratégia de atuação da companhia, que agora passa a contar com quatro unidades de negócio específicas: telecomunicações, enterprise, device e outros negócios.


Francisco Menezes, diretor comercial da unidade Enterprise, explicou que a decisão é fruto do amadurecimento da empresa no mercado de telecomunicações e da necessidade de buscar novos horizontes de crescimento. “A empresa está madura e este é o momento de focar em novos segmentos de atuação”, disse.

A escolha não acontece à toa. Ao todo, a companhia faturou US$ 1,4 bilhão em 2010. Em contrapartida, somente o mercado sul americano de soluções corporativas é avaliado hoje em US$ 2 bilhões. Para conquistar uma fatia deste mercado, a unidade Business Enterprise vai concentrar suas ofertas em seis segmentos: governo; serviços; energia e mineração; utilities; call center e BPO (Business Process Outsourcing); e serviços financeiros.

“Para chegar a estes mercados, vamos capacitar e aperfeiçoar parceiros de negócios, o que inclui o desenvolvimento de distribuidores, VARs, integradores e provedores de solução”, disse Menezes. O executivo disse que a companhia deve anunciar seu programa de canais nos próximos meses, mas já é certo que as revendas serão divididas em platinum, gold, silver e revendas autorizadas.

A unidade Enterprise não nasce do zero. Menezes explicou que, desde 2009, a Huawei vem prospectando o mercado corporativo e que os resultados obtidos até aqui estimularam a criação de uma unidade independente. Somente no sul da América do Sul, as vendas ao segmento chegaram a US$ 57 milhões em 2009; US$ 80 milhões em 2010; e US$ 108 milhões no primeiro semestre deste ano.

Esta experiência ajudou a companhia a definir seu portfólio de produtos e serviços, que será dividido em cinco grupos: soluções IP, tecnologia da comunicação, tecnologia da informação, indústrias verticais e serviços. Com o novo foco de atuação, a companhia reconhece que deve enfrentar novos concorrentes.

“Vamos entrar em segmentos que já têm players consolidados, mas nossa vantagem é sermos um fornecedor all in one, o que é um diferencial para o cliente final”, diz Menezes. Com o novo portfólio, a Huawei passa a concorrer diretamente com fornecedores de servidores e storage, como HP e EMC; e de soluções de telepresença, como Cisco e Polycom; entre outros, alguns deles atualmente parceiros da empresa no desenvolvimento de soluções.

“Temos parceiros globais e continuamos trabalhando em conjunto, fortalecendo o desenvolvimento de soluções conjuntas. Não haverá revisão das parcerias mas, na área de TI, deixamos claro que cada um tem que mostrar sua força”, afirmou Menezes.

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