Usuários do Terra, provedor do grupo Telefônica, encontram dificuldades para acessar seus e-mails desde a noite de ontem.
De acordo com o provedor, dois problemas distintos afetaram seus serviços ao longo de quinta-feira. No início da tarde, a partir das 15 horas, um backbone usado pela companhia falhou e deixou o acesso ao portal www.terra.com.br intermitente.
Um dos portais mais acessados do Brasil com mais de 30 milhões de usuários únicos por mês, o Terra teve comportamento instável até o início da noite, quando o serviço voltou a funcionar normalmente. Neste período, no entanto, uma segunda falha afetou os e-mails da empresa.
De acordo com a Geodex, empresa do grupo GVT que presta serviços para o Terra, o rompimento de dois cabos de fibra óptica afetou a conexão do provedor e dificultou que usuários de contas @terra.com.br tivessem acesso a seus e-mails.
O primeiro cabo rompeu-se entre as cidades de Itajaí e São José (Grande Florianópolis) às 15 horas. Um segundo cabo usado como redundância, no entanto, manteve o tráfego de dados estável. No início da noite, porém, este cabo sofreu uma ruptura em seu trecho que corta o estado do Paraná.
A GVT, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que a conexão de fibra óptica da Geodex foi restabelecida às 23 horas da noite de quinta-feira. Nenhum consumidor final de banda larga da GVT empresa foi afetado pelos problemas, disse a empresa de telefonia.
Fonte: Plantão Info