Priscylla Meira
ClickPB
Há mais de sete anos atuando no mercado paraibano, a empresa de telefonia móvel "Oi" vem conseguindo manter a "liderança" quando se trata de reclamações feitas por consumidores no Procon Estadual. Além de ser a campeã de reclamações entre as quatro operadoras de celular que atuam no Estado, a Oi vem liderando o ranking geral das reclamações registradas no Procon-PB há mais de cinco anos.
Só este ano, a empresa já conseguiu atingir a marca de 870 reclamações registradas, seguida pela operadora Claro, que recebeu 238 reclamações; a Tim, com 227 atendimentos para reclamações registrados; e a Vivo que, por ser a mais recente no mercado (desde fevereiro de 2009), acumula um número menor que as outras, com 29 queixas de clientes registradas desde seu lançamento na Estado.
Pioneira na tecnologia GSM e em serviços como a portabilidade sem cobrança de multas e na venda de aparelhos desbloqueados na Paraíba, a Oi vem alavancando de maneira estrondosa o número de usuários e já atinge mais de 48% do mercado de telefonia móvel no Estado. O marketing contínuo voltado às promoções e planos chama a atenção do consumidor paraibano, estratégia que reflate nos números: só este ano, a empresa já conquistou cerca de 90 mil novos acessos, revelando um crescimento de mais de 8% nas vendas de planos pré-pagos e pós-pago, comparado ao último ano. Atualmente, a Oi possui cerca de 1,1 milhão aparelhos habilitados em todo o Estado.
O problema é que o sucesso empresarial da Oi não parece refletir em investimentos.
De acordo com a coordenadora de Atendimento ao Cliente do Procon Estadual, Iris Helena Peixoto, o número alto de reclamações se deve ao crescimento no número de acessos à Oi, que não foi acompanhado de maneira equivalente aos investimentos feitos pela empresa para garantir a qualidade dos serviços prestados.
“A empresa tem o dever de atender bem o cliente. Se quer crescer, que invista também para que a qualidade do serviço não caia, porque o resultado desses fatores opostos é o aumento no número de reclamações”, disse a coordenadora de Atendimento.
Iris explicou a importância de o consumidor reclamar seus direitos junto aos órgãos responsáveis. “Muitos clientes não procuram o Procon porque acham que não vão conseguir resolver sua situação ou porque receberam informações erradas pelo atendimento no telefone e acham que não vão ter provas para entrar com uma ação”, revelou a coordenadora. "É preciso que o consumidor seja esclarecido e reconheça que tem direitos”, concluiu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário