Ana Paula Lobo
Convergência Digital
Apesar de o Comitê Olimpíco Internacional já ter os seus fornecedores contratados previamente, como é o caso da Atos Origin, responsável pela parte de TI do evento, a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar o evento, pela primeira vez, na América do Sul, potencializa a geração de negócios.
Na área de software, por exemplo, os organizadores do evento prevêem uma demanda por fábricas de software e por empresas especializadas em solução de Business Intelligence ( mineração de dados). A interatividade - TV Digital e móvel - desponta também como outra grande fonte de receita. Expectativa dos organizadores é gastar cerca de R$ 1 bilhão com TICs.
Desse montante, a área de Telecomunicações deverá ficar com R$ 360 milhões para investimentos nas áreas de telefonia fixa, móvel e acesso à Internet banda larga. Não se pode esquecer que em 2016, o sistema de TV digital do país deverá estar - se o cronograma for mantido - praticamente finalizado.
A TV pelo celular - ainda incipiente no Brasil ( pesquisa Teleco/Acision revela que, hoje, em São Paulo, apenas 1% usa a funcionalidade) - desponta como uma opção significativa: Nos EUA, por exemplo, nos Jogos de Pequim, apesar do fuso horário ruim ( a competição era na madrugada norte-americana), mais de seis milhões assistiram o evento via celular.
Ao participar da RioInfo 2009, realizado em agosto, o coordenador executivo da candidatura do Rio de Janeiro, André Brandão, revelou que a expectativa é de que sete milhões de ingressos serão vendidos para os jogos Olimpícos 2016. Nos jogos PanAmericanos de 2007, também no Rio de Janeiro, foram comercializados pouco mais de um milhão de ingressos.
Para conquistar negócios na área de TICs, e em especial, na área de software e soluções, o responsável pela área de TI do Comitê Organizador dos Jogos Olimpícos 2016, Alexandre Cardemann, adiantou que as empresas devem investir desde já - nesta sexta-feira, 02/10, o Rio foi a cidade-eleita pelo COI - em certificação de qualidade ambiental e social, além de inovar para agregar valor às soluções dos provedores tradicionais, como a Atos Origin.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A partir deste mês, os clientes Vivo contam com mais um atrativo em seus celulares, o Vivo Som de Chamada. Agora os usuários podem es...
-
Apesar de ainda se manter na primeira posição do mercado de smartphones em volume de vendas, Nokia cai para o segundo lugar no ranking quand...
Nenhum comentário:
Postar um comentário