Comércio Eletrônico: Dicas para evitar dor-de-cabeça no fim de ano

Da redação


Convergência Digital


As compras pela Internet podem ser um bom desafogo aos problemas do mundo real nessa época de festas - trânsito, lojas cheias - mas são necessárias medidas de prevenção para que o processo funcione conforme o esperado. A estimativa da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e da e-Bit é que somente nesta época as lojas eletrônicas tenham um faturamento de R$ 1,63 bilhão, um crescimento de 30% em relação a 2008 quando o setor atingiu R$ 1,25 bilhão em vendas.

Para garantir as “Boas Festas” dos e-consumidores, as lojas virtuais já estão preparadas para esse aumento na demanda. “Para ter uma margem de segurança ainda maior a orientação é que as pessoas comprem com antecedência”, afirma Gerson Rolim, diretor executivo da camara-e.net. Além de comprar antes, o Movimento Internet Segura sugere ainda outras atitudes que ajudam o consumidor a aproveitar as vantagens da internet neste período. São elas:




Pesquisar: Como no mundo físico, consumidores que pesquisam produtos e preços possuem uma gama maior de oportunidades para fechar o negócio por um valor que se encaixe no orçamento. Alguns sites fazem a comparação dos valores e indicam as lojas que possuem as melhores classificações em confiabilidade de acordo com empresas de pesquisa especializadas em internet.



Fugir de ofertas tentadoras: Quando o valor do produto oferecido está muito abaixo da média de mercado é um grande indicativo de que possa existir algo errado. Para evitar problemas procure referencias sobre quem está fazendo este tipo de oferta.



Preferir lojas conhecidas e tradicionais: Esses estabelecimentos geralmente possuem políticas claras (certifique-se no site) e têm compromisso declarado com o bom atendimento a seus clientes. Por isso, principalmente para quem vai fazer compras pela primeira vez na internet, o ideal é procurar também coletar experiências de pessoas que você conhece e que utilizaram estas lojas.



Pagar com cartões. Verifique as formas de pagamento disponibilizadas pela loja e, se possível, dê preferência ao cartão de crédito. Este é meio de pagamento que pode ser mais seguro para efetuar as transações na internet. Isto porque as próprias empresas de cartões fazem sua checagem quanto à seriedade da loja virtual antes de autorizar que a mesma passe a aceitar cartões.



Conferir informações da loja: Cheque todos os dados do estabelecimento virtual. Verifique suas políticas de troca, devolução e a declaração de privacidade antes de concretizar uma compra. Pesquise em sites como o do PROCON (www.procon.sp.gov.br) e o Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) para saber se ele costuma cumprir com os acordos. Além disso, verifique se existe telefone para contato e endereço físico disponibilizados no site.



“É importante saber com quem você está fazendo negócios e a internet com seus mecanismos de busca é uma ótima referência”, afirma o coordenador do Movimento Internet Segura, Djalma Andrade. Além disso, certifique-se se a loja virtual possui meios alternativos de contato, como o telefone do SAC, para tirar dúvidas ou solucionar problemas com as compras. Outra dica importante é checar se as informações estão sendo transmitidas em ambiente seguro. Esta condição é caracterizada pela presença de um cadeado.



Guardar provas: Todas as informações e comprovantes disponibilizados pelos sites de compras são importantes. Tenha em seu poder os recibos, as descrições dos produtos e, no caso de precisar trocar, a nota fiscal.



Atualizar a segurança: Sempre mantenha os componentes de segurança do seu computador atualizados. Os antivírus, anti-spyware e firewall devem ser configurados para operar no nível máximo de segurança sempre que possível. “Possuir o sistema atualizado é um bom começo. Porém, jamais envie seus dados, números de documentos, informações bancárias ou de cartões por email”, reforça. Jamais acesse links recebidos por meio do correio eletrônico, eles podem ser falsos e te direcionar para sites falsos. Prefira digitar o endereço no browser.



Atenção com sites falsos. Sites falsos costumam usar nomes ou logotipos parecidos com os dos confiáveis. Sempre preste atenção aos detalhes e à digitação do endereço no browser. “Caso desconfie da veracidade, refaça a digitação do endereço eletrônico com mais cuidado”, recomenda. Jamais compre utilizando computadores desconhecidos ou de Lan Houses, pois seus dados poderão ser armazenados sem que você perceba.





Fonte:    http://www.convergenciadigital.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=21131&sid=4



Nenhum comentário:

Postar um comentário