"As empresas cumprem com mais facilidade os aspectos formais do decreto, mas é preciso ainda atenção especial ao preparo dos atendentes, pra que o atendimento seja, de fato, adequado", apontou Estela Guerrini, advogada do Idec. Ela diz, no entanto, que há a percepção de que os SACs, de forma geral, melhoraram em relação ao período anterior a entrada do decreto em vigor. Para Estela as falhas que ainda acontecem não são de regulamentação, mas das empresas, que precisam investir mais em tecnologia e capacitação para cumprir a norma.
Com forma de chamar atenção para os problemas que ainda persistem nos serviços de atendimento ao consumidor, o Idec enviou carta a todos os deputados e senadores das Comissões de Ciência e Tecnologia. No documento, o órgão expõe o quadro atual e procura enfatizar que, embora o decreto seja importante, para obter total efetividade é preciso estar mais próximo do ordenamento jurídico. Em outras palavras, propõe que a fiscalização seja intensificada e aplicadas mais multas para forçar as empresas a investirem na adequação de seus SACs à nova lei.
O Idec também voltou a atacar a omissão da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) em relação ao cumprimento das normas do decreto. "Aliado ao desrespeito das empresas ao Código de Defesa do Consumidor, o órgão que possui competência para fiscalizar e punir o setor de telecomunicações, a Anatel, não cumpre devidamente com uma de suas missões legais", diz o órgão na carta.
Fonte: http://www.tiinside.com.br/News.aspx?ID=157795
Nenhum comentário:
Postar um comentário