Apesar
de haver expressa previsão no regulamento da telefonia móvel, que
obriga as empresas de telefonia celular a receber e dar encaminhamento
aos pedidos de cancelamento de contrato em qualquer posto de venda
(próprio, terceirizado ou mesmo quiosques móveis dentro de shoppings e
lojas de departamento), a lei não vinha sendo cumprida. Conforme
apurado em investigação realizada pelo Ministério Público Federal em
Joaçaba, nenhuma das empresas aceita pedidos de rescisão de contrato
por escrito, mesmo em suas lojas credenciadas. Isto é, o inquérito
civil público constatou que o artigo 96, §4º do Regulamento da
Telefonia Móvel não está sendo cumprido.
O único procedimento de rescisão disponível em lojas credenciadas é por meio de telefone, no serviço de call Center. O
inquérito civil público descobriu que os clientes que têm interesse em
cancelar o contrato e se dirigem às lojas das operadoras de celular não
tem o direito de entregar um pedido por escrito e receber o protocolo.
Mesmo nesses casos o cliente é forçado a utilizar o serviço de call Center, sendo que a ligação é efetuada diretamente da loja da empresa de telefonia.
Para
o procurador da República Anderson Lodetti Cunha de Oliveira essa "é
uma prática duplamente abusiva. Primeiro porque as empresas estão
desrespeitando o regulamento da telefonia celular, o que pode ensejar
quebra do contrato de concessão com a ANATEL. Segundo porque obrigar o
cliente a utilizar o serviço de call Center é deixá-lo exposto às práticas de fidelização, às abusivas esperas on line
e às conhecidas 'quedas de ligação' durante o procedimento. O direito
de simplesmente entregar um pedido escrito e ter prova documental do
fato é sonegado pelas empresas de telefonia móvel, em prejuízo do
consumidor impotente e desesperado."
Se
for procedente a ação as empresas Claro, Oi, TIM e Vivo terão que
aceitar pedidos de rescisão por escrito de qualquer cliente e proceder
ao cancelamento do contrato em prazo máximo de 72 horas. "Dessa forma,
o consumidor terá prova do pedido de cancelamento - porque receberá
protocolo ou recibo - e poderá fazê-lo a qualquer tempo, sem demora e
sem ficar refém do serviço de call Center", afirma o procurador da República.
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