Ana Paula Lobo
Convergência Digital
A
integração das operações da TIM e da Intelig estão correndo dentro do
cronograma. Em janeiro, por exemplo, foi concluída a integração da
força de vendas. E para retomar a disputa na longa distância nacional e
internacional, a Intelig reavivou a campanha Disque23 para usuários
residenciais e corporativos.
Não à toa, o presidente da TIM Brasil, Luca Luciani, enfatiza que, em
2010, prioridade da companhia é integrar as infraestruturas da TIM e
Intelig, de forma a permitir a integração do backbone da Intelig com as
redes ópticas ópticas metropolitanas da TIM.
Também integra a estratégia, a ampliação da cobertura 3G para retomada
das vendas a partir de junho. Apesar de apostar firme no mundo de
dados, a TIM garante que a voz ainda é o grande carro-chefe da
rentabilidade.
Em teleconferência para a imprensa para divulgar os resultados do
quarto trimestre de 2009 e o balanço da companhia no ano passado,
realizada nesta quarta-feira, 24/02, o presidente da TIM Brasil, Luca
Luciani, informou que o montante de investimentos da operadora esse ano
será revelado na sexta-feira, dia 26, pelos contraladores - Telecom
Italia. O executivo, no entanto, foi taxativo: A maior parte dos
aportes será na construção de redes próprias e na interconexão das
infraestruturas da TIM e da Intelig.
"Vamos
juntar ofertas de fixo, móvel, dados e Internet para clientes
residenciais e corporativos, um mercado que ficou sem competição desde
que a Intelig saiu do mercado", observou o diretor de marketing,
Rogério Takanayagi.. Segundo o diretor da TIM, o mercado de longa
distância é estimado em R$ 14 bilhões e, a tele, conjugada com a
Intelig, tem um grande potencial de conquistar novos assinantes.
Para Luciani, o mercado de voz móvel é o de maior rentabilidade para as
teles, apesar de o crescimento do setor de dados ficar acima de
50%/anualmente. O presidente da TIM Brasil forneceu dados onde o
mercado de voz móvel crescerá R$ 7 bilhões e o de dados, R$ 4 bilhões,
nos próximos três anos. "Temos a convicção que voz ainda tem um grande
potencial para crescer apesar da forte disputa e apostamos nela",
completou.
Luciani acredita que o mercado de telecomunicações irá crescer 5% no
Brasil em 2010, mas não quis fazer previsões de market share para a
própria operadora. "Há um grande mercado para avançarmos", destacou.
Indagado sobre o Plano Nacional de Banda Larga, Luciani foi cordial.
"Ninguém pode desenvolver um projeto dessa monta sozinho. O
compartilhamento de rede e de infraestrutura é um projeto nosso, seja
com a TIM, seja com a Intelig. Podemos somar esforços", declarou.
TIM em números
O
balanço financeiro da TIM reporta que a operadora fechou 2009 com um
lucro líquido de R$ 232 milhões de reais, com crescimento de 29% em
comparação com os 180 milhões de reais registrados em 2008. A receita
líquida de serviços ficou em R$ 3,2 bilhões no quarto trimestre, um
aumento de 5,4% em relação ao trimestre anterior e estável em
comparação com o mesmo período do ano passado. O lucro líquido entre
outubro e dezembro de 2009 atingiu R$ 330 milhões.
No ano, a Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e
amortização) somou R$ 3 bilhões, com crescimento de 5,6% em relação a
2008. A TIM destaca que o resultado foi alcançado em função da
estratégia adotada de relançamento da marca no país, que induziu a
renovação do portfólio de ofertas e programas.
A
TIM conquistou 6 milhões de clientes no último trimestre, com
crescimento de 30% em relação a igual período de 2008. No consolidado
do ano, a empresa acrescentou mais 4,7 milhões de clientes.à sua base e
encerrou 2009 com 41,1milhões de usuários.
A receita bruta total atingiu 18,1 bilhões de reais, sendo que o
faturamento bruto com Serviços de Valor Agregado (VAS) somaram 499
milhões de reais no quarto trimestre, 5,7% superior aos 472 milhões de
reais de igual período do ano passado, e acima 0,6% na comparação
trimestral.
Convergência Digital
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A partir deste mês, os clientes Vivo contam com mais um atrativo em seus celulares, o Vivo Som de Chamada. Agora os usuários podem es...
-
VSWR (Voltage Standing Wave Radio) pode ser definido como um indicador de quantidade de sinal refletida de volta ao transmissor em u...
Nenhum comentário:
Postar um comentário