Ana Paula
Lobo
Apesar
de centrar suas ações de 2010 em cobertura e distribuição, a Oi reduziu
a previsão de investimentos. No ano passado, o aporte foi de R$ 5,1
bilhões - com telefonia móvel e banda larga priorizando os aportes.
A
meta da Oi em 2010, de acordo com o diretor de Finanças e de Relações
com Investidores, Alex Zornig, depois da integração da Brasil Telecom,
recém-finalizada, é o de geração de caixa.
Um dos caminhos para a
rentabilidade será o Estado de São Paulo. Expectativa da concessionária
é alcançar o 'break even' - ponto de equilíbrio financeiro da operação -
iniciada em dezembro de 2008, até o final de abril.
"Fechamos o
ano em São Paulo com 5,4 milhões de assinantes, com 3,4 milhões de
adições, o que nos proporcionou um market share de 12,3%. Com o
equilíbrio financeiro, vamos investir pesado em banda larga móvel. A
intenção é chegar aos oito milhões de assinantes no final do ano",
revelou Zornig, em teleconferência de divulgação dos resultados de 2009,
realizada nesta segunda-feira, 15/03.
Com relação à queda no
investimento, Zornig dise que a Oi não precisaria aumentar o capex em
2010 "porque todos os investimentos que tínhamos que fazer (compra de
licenças, aquisição de Brasil Telecom, entrada em São Paulo) já foram
feitos".
Zornig também antecipou que a Oi está finalizando uma
parceria com dois fornecedores - o nome deles será conhecido ainda no
mês de março, segundo o executivo - para expandir a oferta de bandalarga
ultrarrápida, com velocidades de conexão de 8 Mbps até 100 Mbps.
Objetivo
da Oi é de ter o serviço em 42 cidades das suas regiões de cobertura
até o final de dezembro. São Paulo está fora desse plano. "Infelizmente
fibrar São Paulo está fora da realidade financeira. Em SP, vamos apostar
na banda larga móvel para o consumidor final e nas nossas redes
(Metrored e Pegasus) para mercado corporativo", acrescentou Zornig.
Ainda
com relação à banda larga, todas as sedes de municípios da área de
atuação da Oi na telefonia fixa contarão com backhaul (infraestrutura
para conexão de banda larga). A Oi também oferecerá comercialmente
acesso à Internet em banda larga em todas as cidades das regiões I e II
até o final deste ano. Com esse cronograma, revela Zornig, a
concessionária antecipará em um ano, as obrigações impostas pela Anatel.
Em
2009, os aportes da Oi foram divididos em 52% na telefonia fixa e 48%
na telefonia móvel. Desses montantes, revelou Zornig, na telefonia fixa -
70% dos recursos foram destinados para capacidade da rede. Em 2010,
apesar da redução dos investimentos, a Oi planeja seguir o mesmo plano
estratégico, afirmou o diretor de Finanças.
No ano passado, a Oi
conquistou 5,9 milhões de novos clientes em 2009, encerrando o ano com
base de 61,9 milhões de usuários, aumento de 10,6% em relação a 2008. No
fim de dezembro, a empresa possuía 21,3 milhões de clientes em
telefonia fixa, 36,1 milhões em telefonia móvel, 4,2 milhões em banda
larga fixa e 234 mil em TV por assinatura. A receita bruta consolidada
chegou a R$ 45,7 bilhões, aumento de 4% em relação ao ano anterior.
A
Oi fechou 2009 com resultado líquido negativo de R$ 436 milhões. Esse
resultado é decorrente dos eventos relativos ao Ebitda, pela amortização
dos valores referentes à aquisição da Brasil Telecom e por distorções
fiscais temporárias relacionadas ao ágio pago pelo controle da
companhia. O resultado líquido também foi impactado pelo aumento das
despesas financeiras, em função do crescimento da dívida líquida.
Também
ao fim do ano passado, a dívida líquida da empresa era de R$ 21,9
bilhões. Segundo a Oi, apesar do aumento em relação a 2008, a situação
da dívida permanece sob controle para os próximos anos, considerando a
forte geração de caixa da companhia. A Oi mantém política de baixa
exposição cambial, que ao final de dezembro era de apenas 0,8% da dívida
total.
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