A fornecedora de equipamentos de telecomunicações Huawei
realizou um estudo que aponta quatro tendências para o setor que devem
se realizar na próxima década. Segundo a Huawei, graças a inovações
tecnológicas, a indústria tem vivido níveis de crescimento constantes e
imprecendentes nos últimos 20 anos. No entanto, nos próximos anos,
desafios significantes estão por vir, como uma base de assinantes
saturada e altos níveis de penetração de serviços de telecom. Veja,
abaixo, as quatro tendências apontadas pela Huawei.
1- 50
bilhões de dispositivos conectados
Em alguns países
desenvolvidos, as taxas de penetração de comunicação móvel atualmente já
ultrapassaram 100%. Nos próximos dois anos, haverá 5 bilhões de
assinantes de celular em todo o mundo - mais de 80% da população global.
Mesmo com essa alta taxa de penetração, não atingiremos o nível de
conexões necessário para tratar de assuntos como poluição ambiental e
escassez de energia.
A "Internet das coisas", que surgiu para
descrever um sem-número de tecnologias, como sensores de rede e RFID,
que permitirão à Internet chegar a objetos físicos, vai ajudar a
diminuir este gap. A aplicação de tecnologias da informação e
comunicação a diferentes indústrias permite conectar todos os tipos de
máquinas, monitorar máquinas precisamente e controlar máquinas de forma
inteligente. Com isso, será possível atingir o objetivo de melhoria de
eficiência energética, decisões tomadas com base na ciência, economia de
energia, proteção ambiental e redução de custos.
A "Internet das
coisas" vai expandir a comunicação das 6 bilhões de pessoas em todo o
mundo para cerca de 50 bilhões de máquinas. Isso trará oportunidades
significativas para a indústria de telecom desenvolver novos mercados.
Além disso, provocará uma mudança no desenvolvimento humano, que passará
de uma sociedade eletrônica (e-society) para uma sociedade ubíqua
(u-society), na qual tudo é conectado e pode ser acessado de qualquer
lugar.
2- O avanço da banda larga móvel é a próxima
engrenagem de telecomunicações
As receitas dos tradicionais
serviços de voz estão saturadas e, com o surgimento e a adoção das
comunicações móveis, temos visto uma queda gradual dessas receitas. A
banda larga móvel, no entanto, está vivendo sua época de ouro. Em 2014, o
número de assinantes de banda larga móvel terá crescido 10 vezes,
atingindo cerca de 3 bilhões.
Boa parte do desenvolvimento da
banda larga móvel deve-se a tecnologias de rede como HSPA/LTE,
consideradas eficientes do ponto de vista de custos. Além disso, a Web
Oriented Architecture (WOA), que permite o desenvolvimento e a adoção de
widgets e aplicativos, traz serviços para telefones móveis que
enriquecem e expandem as ofertas disponíveis para a banda larga móvel.
Novos dispositivos, como iPhone e aparelhos com Android, permitem de
forma simples a interação homem-máquina, mas esses modelos ainda não
estão disponíveis para a maioria dos usuários devido a custos.
3-
Cloud computing traz novas oportunidades
Novos serviços de
internet e aplicações transformaram muitos modelos de negócio
tradicionais. Cloud computing é um exemplo. A nuvem redefiniu a
estrutura de indústrias inteiras ao revolucionar modelos de negócios de
software, hardware e ao fazer com que clientes deixassem de comprar
produtos e passassem a comprar serviços.
Ao usar uma plataforma
de cloud computing e de armazenamento na nuvem, o Google está incubando
uma grande revolução que atingirá o desenvolvimetno e a operação de
software e serviços, por meio de sua APP Engine. Essa solução pode
balançar a indústria como um todo, ao extinguir a necessidade de
fornecedores e usuários de software e hardware de comprar equipamentos
ou software.
Já que a cloud computing depende de provedores de
serviço confiáveis e seguros, a nuvem oferece grandes oportunidades para
operadoras. Ao entrarem no mercado de cloud computing, as operadoras
podem alavancar suas redes e vantagens para seus assinantes para criar
novos serviços de valor agregado e experiências ao integrar conteúdo da
indústria e aplicações. Além disso, podem desenvolver novos modelos de
negócios que capitalizem em suas próprias bases relacionados a
informações do usuário, como data mining e plataforma de publicidade. A
nuvem é uma área-chave para operadoras que queiram ir além.
4-
Casa conectada
Pensando no exemplo da indústria de música,
podemos concluir que a experiência certa do usuário pode revolucionar
completamente a indústria. Música digital e os tocadores MP3 mudaram o
modelo de negócios da indústria de música. A próxima fronteira para a
experiência do usuário é a casa conectada.
O aumento da penetração de banda larga criará casas über conectadas e
redes domésticas. A rede da residência é feita de diversos componentes,
incluindo entretenimento audiovisual (TV), comunicações (computadores e
dispositivos móveis) e video vigiância. A TV já experimentou a mais
revolucionária transformação com o desenvolvimento de diversas formas de
consumir conteúdo tradicional sob demanda e online. Não é difícil que a
TV tradicional e o modelo de distribuição de DVDs se tornem obsoletos
na próxima década.
A União Europeia previu em seu relatório
"Internet de 2020" que nos próximos 10 anos os canais de TV serão
distribuídos junto com outros serviços de internet e não haverá mais
transmissão via satélite e terrestre - exceto em áreas isoladas. Na
década passada, testemunhamos a convergência de telecomunicações e
internet. Na próxima, vamos ver a convergência de broadcast, TV e
internet.
A casa conectada é o principal campo de batalha para a
convergência de telecomunicação, TV e internet. E vai oferecer
oportunidades sem precedentes para operadoras devido à característica da
rede de telecomunicações de oferecer banda larga e bi-direcional que
pode satisfazer a experiências do usuário tanto online quanto sob
demanda.
O Celular Espião é um telefone celular comum, especialmente modificado para poder ser monitorado à distância, permitindo assim escutar as conversas telefônicas e ambientais de quem o utiliza.
ResponderExcluirwww.celularespiaobrasil.com