TIM anuncia plano para elevar em 5% receita de serviços em 2010





 

Elevar a receita líquida de serviços de 12,76 milhões de reais obtida em 2009, em 5% este ano e atingir um patamar de dois dígitos em 2012 é uma das metas do novo plano estratégico da TIM Brasil. Outro objetivo é ampliar a margem de lucro EBITDA (lucro bruto menos as despesas operacionais, excluindo juros, depreciação e amortizações do período) de 23% em 2009 para 25% este ano, chegando a 29% nos próximos dois anos.

As previsões fazem parte do plano estratégico da empresa apresentado na manhã desta terça-feira (13/4), em Milão (Itália), pelo CEO do Grupo Telecom Itália, Franco Bernabé, e pelo presidente da TIM Brasil, Luca Lucciani. De acordo com o plano, a empresa vai investir 2,5 bilhões de reais em 2010 em cinco tarefas para elevar sua receita com serviços e melhorar suas margens, envolvendo as áreas de voz, serviços de valor adicionado (VAS), convergência, infraestrutura de rede e crescimento sustentável.

Lucciani fez algumas projeções para o primeiro trimestre de 2010, cujos resultados financeiros ainda não foram divulgados. A operadora deve elevar o crescimento anual de sua receita com serviços de 0,3% no quarto trimestre 2009 para mais de 5% nos primeiros três meses do ano. A estratégia deve equilibrar a queda anual de 52% na receita da operadora com aparelhos, no quarto trimestre.  Outra meta anunciada pelo executivo para o trimestre é elevar a margem EBITDA de 3% nos três últimos meses do ano passado para um desempenho de dois dígitos.

Na área de voz, a terceira operadora móvel do País, com 23,6% de participação, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pretende 'manter a pressão' contra a concorrência, apostando em pacotes de serviços fixos e móveis, bem como em franquias atrativas para conquistar assinantes de telefonia fixa. A meta é aumentar a base de usuários - atualmente em 41,8 milhões - em 10% até 2010 e dobrar o consumo de minutos por usuário (MOU) para 180 minutos, entre 2010 e 2012.

Explorar a presença regional também é um dos pontos destacados na apresentação do presidente da TIM Brasil. Hoje, a operadora possui forte participação no Nordeste, mas pretende alavancar sua presença no Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

A segunda missão da operadora é dobrar a participação da receita de VAS, incluindo pacotes de dados móveis, de 10% em 2009 para 20% em 2012. Para tanto, a empresa, que lançou planos de internet móvel no modelo pré-pago, deve expandir a cobertura de sua rede para 50% da população urbana do País em 2010, chegando a 75% de cobertura nos próximos dois anos.

Para ganhar força na concorrência com operadoras (incumbents) fixas, a TIM aposta na integração com a Intelig para criar ofertas mais agressivas em chamadas fixas internacionais e pacotes de telefonia fixa e móvel, por exemplo. A integração da força de vendas da Intelig também é um dos pontos destacados no plano estratégico, além da oferta de soluções premium para clientes corporativos e do acesso em banda larga via rede elétrica, lançado no final de março pela Intelig Telecom em parceria com a concessionária AES Eletropaulo Telecom.

Com a incorporação da infraestrutura da Intelig, que deve ser finalizada em junho deste ano, a estratégia é trabalhar com um único núcleo de rede (backbone) para as duas operações, informa Lucciani. A estratégia da operadora é dobrar a cobertura de redes de terceira geração (3G) e a capacidade de redes 2G até 2010. O número de antenas 3G instaladas deve atingir 3.500 em 2010 e chegar a 6 mil ERBs (Estações Rádio-Base) até 2012.

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