Atenta à crescente demanda das empresas brasileiras por soluções de computação em nuvem, a Telefônica decidiu apostar na oferta de serviços de cloud como parte da estratégia para aumentar a participação dessa área na receita total da operadora. O diretor executivo do segmento empresas da Telefônica, Vladimir Barbieri, diz que a companhia já definiu o plano de atuação nesse mercado, que será baseado em parcerias com companhias de TI, principalmente fornecedores de software.
Ele diz que a operadora adquiriu uma plataforma da NEC que permite oferecer serviços de computação em nuvem para clientes corporativos na Espanha e na América Latina. De acordo com Barbieri, a Telefônica adotará modelos híbridos de negócios, oferecendo tanto soluções padronizadas em parceria com empresas de TI quanto soluções customizadas de acordo com as demandas do cliente. O primeiro modelo, explica Barbieri, tem como foco empresas de pequeno e médio porte, enquanto que o outro é voltado para grandes clientes. "Cloud é um dos segmentos que a Telefônica aposta e nossa atuação será baseada em parcerias", ressalta o executivo.
O primeiro passo da companhia em direção à computação em nuvem foi o lançamento de uma solução mais robusta de serviços gerenciados de rede. Batizada de Smart, ela engloba quatro módulos e será fornecida no modelo como serviço, por meio do pagamento de uma quantia mensal. O produto já é adaptado ao cloud computing.
Uma das razões que levaram a Telefônica a investir nessa área é a projeção de crescimento acelerado do mercado de serviços gerenciados. Cisco, CA e Allot são parceiros da Telefônica na solução. Segundo Barbieri, o mercado de serviços gerenciados movimentou cerca de US$ 1,3 bilhão no Brasil neste ano, cifra que deve ter expansão de 40% a 50% nos próximos quatro a cinco anos. "O mercado é extremamente interessante e o produto complementa a oferta de rede da Telefônica", conclui Barbieri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário