Entenda os softwares e suas derivações



Software aplicativo (ou aplicativo ou ainda aplicação), é um programa de computador que tem por objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados, como o trabalho em escritórios ou empresarial. Tem como foco o usuário.
A sua natureza é, portanto diferente de outros tipos de software, como sistemas operacionais e ferramentas a eles ligadas, como jogos e outros software lúdicos entre outros. Segue abaixo algumas classificações:
1. Cálculo de estruturas, planejamento e controle de projetos, pesquisas operacionais, problemas de engenharia de software.
2. Automação industrial – ativação, programação e controle de máquinas e equipamentos, controle de processos, calibração.
3. Automação comercial – reservam de passagens, contas correntes, pontos de vendas, caixas automáticos.
4. Apoio educacional – assistência a instruções, ensino auxiliado pelo computador.
5. Especiais e científicos – tele processamento, comunicações, militares, pesquisas espaciais, pesquisas meteorológicas.
6. Artístico – composição de imagens, sons, músicas, vídeos.
7. Entretenimento – execução de jogos, músicas.
8. CAD/CAM – Softwares específicos para simular e otimizar projetos de peças, engenharia, chapas de metal ou roupas etc.
Alguns exemplos de software aplicativos:
1. Navegador web (Internet Explorer, Mozilla Firefox, opera, etc.);
2. Correio eletrônico;
3. Bate-papo ou Chat;
4. Aplicativos de comunicação e mensagens;
5. Aplicativos para desenvolvimento de páginas web;
6. Aplicativos para telefonia e videoconferência;
7. Aplicativos CAD/CAM – Solid/Works, Autocad Têxtil, Audaces, Lectra, Gerber.
Tipos de Software Aplicativos:
1. Aplicativos para Internet;
2. Aplicativos de produtividade pessoal
3. Portais;
4. Aplicativos para editoração eletrônica;

SOFTWARE UTILITÁRIO
Utilitários são programas utiliz ados para suprir deficiências dos sistemas operacionais. Sua utilização normalmente depende de licenças pagas, no caso da plataforma Windows, mas existem vários utilitários livres.
Podemos incluir nos utilitários programas para, compactação de dados, aumento de desempenho de máquinas, overclok, limpeza de discos rígidos, acessos à internet, partilham de conexões, etc.
Como o próprio nome diz Aplicativos utilitários são programas que auxiliam nas mais diversas tarefas ligadas ao gerenciamento, monitoramento ou otimização do computador ou redes de computadores.
Segue abaixo alguns exemplos de utilitários:
1. GETDATABACK – recupera dados apagados ou inacessíveis de um HD.
2. Advanced WINDOWSCARE e CCLENEANER – corrigem os problemas de registros inválidos do Windows, otimizando a inicialização do computador, deletando os cookies e arquivos temporários deixados pelo navegador, etc.
3. Everest, Ainda e Sandra – fazem diagnósticos completo do hardware, dando a marca e modelo de cada item e suas propriedades.
4. Hijacke This – lista absolutamente todos os processos que estão rodando num computador no momento em que o mesmo é acionado, incluindo os processos ocultos (muito útil para atividades de vírus e spywares), e ainda têm vários outros aplicativos.
5. Winrar e o Winzip são ótimos compactadores que reduzem o tamanho dos arquivos facilitando o transporte e envio dos mesmos.

SOFTWARE DE SISTEMA
Para desenvolver um programa desde sua criação em uma linguagem de alto nível, são utilizados vários outros programas que traduzem seu código para a linguagem de maquina e controlam sua execução no computador.
A este conjunto de programas darem-se a denominação genérica de Software de sistema, estes programas são usualmente descrito em linguagem de alto nível sendo eles:
1. O Compilador é o programa do sistema que traduz um programa descrito através de uma linguagem de alto nível especificado para um programa equivalente em linguagem assembly. Esse processo de tradução é denominado compilação.
2. O Montador (assembler) é o programa sistema responsável por traduzir um programa assembly para o código de maquina. Este processo de tradução de um programa-fonte assembly para um programa em código de máquina é denominado montagem.
3. O Ligador é o responsável por interligar os diversos módulos de um programa para gerar o programa que será posteriormente carregado para a memória. A esta etapa de preparação de um programa para sua execução é denominada ligação.
4. O Carregador é o programa do sistema responsável por transferir o código de maquina de um módulo objeto para a memória e encaminhar o inicio de sua execução. O processo de transferir o conteúdo de um módulo objeto para a memória principal é denominado carregamento. Veja figura a baixo:

SOFTWARE EMBUTIDO, EMBARCADO OU DE SERVIÇO.
Um sistema embarcado (ou sistema embutido) é um sistema micro processado no qual o computador é completamente encapsulado ou dedicado ao dispositivo ou sistema que ele controla. Diferente de computadores de propósito geral, como o computador pessoal, um sistema embarcado realiza um conjunto de tarefas predefinidas, geralmente com requisitos específicos. Já que o sistema é dedicado a tarefas específicas, através de engenharia pode-se otimizar o projeto reduzindo tamanho, recursos computacionais e custo do produto.
Sistemas como PDAs são considerados sistemas embarcados pela natureza de seu hardware, apesar de serem muito mais flexíveis em termos de software. Fisicamente, os sistemas embarcados passam desde MP3 players a semáforos.
ALGUNS EXEMPLOS DE SISTEMA EMBARCADOS.
1. Telefones celulares e centrais telefônicas
2. Equipamentos de redes de computadores como hubs, switches e firewalls.
3. Dispositivos de armazenamento (discos rígidos e disquetes)
4. Controlador de tração, do motor, freios ABS e controle de tração.
5. Eletrodomésticos, como fornos microondas, máquina de lavar, TVs, DVDs.
6. Equipamentos médicos.
7. PDAs.
Segue abaixo a parte interna de um roteador, exemplo de um sistema embarcado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário