Feira será palco de disputa contra Apple por setor de tablets



Tablets, celulares superpoderosos e redes móveis de alta velocidade vão protagonizar o Mobile World Congress, maior evento de telecomunicações do mundo, que começa hoje e vai até quinta-feira, em Barcelona.
Apesar de não participar da feira, a Apple estará na mira dos principais fabricantes de dispositivos móveis, que continuarão a apresentar tablets para tentar desbancar o iPad -recentemente, HP e Motorola exibiram suas apostas para o setor.
O sistema preferido dos novos tablets tem sido o Android, do Google, em sua versão 3.0, de codinome Honeycomb (favo de mel), desenvolvida especialmente para computadores com tela sensível ao toque.
A LG, por exemplo, vai apresentar no evento o excêntrico G-Slate, que virá com Android 3.0 e incluirá uma câmera traseira capaz de captar imagens tridimensionais.
Outra tendência, tanto para tablets quanto para celulares de ponta, é a explosão dos processadores de núcleo duplo, poderosos o suficiente para a execução de jogos com gráficos tridimensionais e vídeos de alta definição em aparelhos ultraportáteis.
A operadora americana Verizon deve apresentar em Barcelona uma nova tecnologia de VoIP (voz sobre protocolo de internet) que permitirá realizar ligações telefônicas e videochamadas com alta qualidade de áudio e vídeo por meio de sua rede de dados 4G (de quarta geração) em atividade nos EUA.
Sob o impacto da parceria com a Nokia, anunciada na quinta-feira, Steve Ballmer, executivo-chefe da Microsoft, fará uma apresentação hoje no evento.
Tanto o Windows Phone 7, que será adotado pela Nokia, quanto o MeeGo, sistema da empresa finlandesa em parceria com a Intel que será desacelerado, foram mostrados pela primeira vez em eventos paralelos ao Mobile World Congress do ano passado.
Também falarão na feira os executivos-chefes do Twitter (Dick Costolo, hoje) e do Google (Eric Schmidt, amanhã).
APLICATIVOS
Pelo segundo ano seguido, o evento terá um pavilhão inteiro dedicado a aplicativos móveis, o App Planet.
Organizado pela GSMA, associação que reúne 800 operadoras móveis e 200 empresas de telecomunicações ao redor do mundo, o Mobile World Congress teve a participação de 1.300 empresas e recebeu 47 mil visitantes na edição de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário