O número de reclamações referentes à falta de reparo
nas linhas telefônicas defeituosas e cobranças indevidas foram altas em
dezembro. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu no
último mês de dezembro 41,3 mil reclamações, sendo que 12,4 mil se
referiam às linhas com defeito e 10,7 mil a cobranças indevidas.
Além disso, problemas com a conta de telefone celular e da
TV por assinatura também continuam motivando reclamações por parte dos
consumidores. Das 68,5 mil queixas relacionadas à telefonia celular,
28,2 mil foram por causa de problemas com a cobrança e 5,9 mil por
questões relacionadas a serviços adicionais. Na TV por assinatura,
chegaram à Anatel sete mil reclamações em dezembro, sendo 2,6 mil
relacionadas a problemas com a fatura e mil por consertos malfeitos ou
não executados.
Em Uberaba, a situação não é diferente. Os serviços de
telefonia e TV por assinatura, também são alvo de inúmeras reclamações
no Procon. Segundo o coordenador geral, Sebastião Severino Rosa, o
número de queixas referentes à prestação de serviço da telefonia fixa,
foi tão alto que o Procon abriu processo administrativo contra a empresa
que atua na cidade. O principal motivo foi a demora nos reparos
necessários. Quanto à TV por assinatura, também houve problemas. A
demora na instalação foi o alvo das reclamações.
Para o coordenador geral, a prestação deste tipo de
serviço tem que melhorar muito. Muitos problemas que chegam ao Procon
poderiam ser evitados, mas o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC),
não é satisfatório, o que impede que o próprio consumidor resolva os
problemas. Como isso não acontece, eles recorrem ao órgão de proteção.
No entanto, Rosa afirma que estão cada vez mais atentos em relação a
isso e trabalham para cada vez mais inibir e coibir tais situações.
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