Oi investe em banda larga no Amazonas e amplia capacidade de rede no Estado





A Oi, maior companhia brasileira de telecomunicações, é a única empresa que leva banda larga por fibra ótica à capital do Amazonas. A empresa, que lançou há um mês o novo serviço na região, já está com plena capacidade para atender às demandas dos clientes locais, oferecendo novos planos a um custo menor. Agora a companhia inicia nova fase de ampliação de capacidade de transmissão, visando a expansão da disponibilidade do serviço Oi Velox, reforçando compromisso da companhia com o desenvolvimento nacional. O projeto faz parte do programa de investimentos da Oi para a Amazônia Legal, que inclui melhoria da atual rede de comunicação e ampliação de cobertura, contribuindo para acelerar o crescimento econômico da Região Amazônica.

Para marcar a data, a Oi realiza hoje, às 11h, solenidade na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), que contará com a presença do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, do presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, do governador do Estado do Amazonas, Omar Aziz, do presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, senadores e deputados da região, e autoridades estrangeiras, dentre elas Ricardo Menendez, Ministro del Poder Popular para Ciência e Tecnología e Indústrias Intermedias de Venezuela, e Manuel Fernandez, presidente da Compañia Anónima Nacional Teléfonos de Venezuela (Cantv), parceira da Oi na conexão internacional.

A chegada da banda larga à capital amazonense via fibra ótica já beneficiou Boa Vista, que desde setembro de 2009 passou a contar com essa alternativa de acesso. Para que a ligação entre Manaus e Boa Vista fosse possível, aprofundando o processo de integração internacional, foram necessárias pelo menos dez licenças para a obra, sendo três federais e sete municipais. A partir da concessão das licenças, os técnicos da Oi também precisaram superar uma série de adversidades geográficas, que demandaram um projeto de alta complexidade técnica que envolveu a utilização de diversas alternativas tecnológicas.

De Manaus, o cabo de fibra ótica atravessa um trecho de 784 quilômetros até Boa Vista (RR). Da capital de Roraima, os dados seguem para Caracas, na Venezuela, por redes óticas da Eletronorte e da Cantv. A partir de Caracas, os dados são transportados pela rede da GlobeNet, subsidiária da Oi que opera um sistema de cabos de fibra ótica submarinos com 22 mil quilômetros de extensão. Da Venezuela, chega aos Estados Unidos e à cidade de Fortaleza por meio de um cabo submarino. Da capital cearense, o cabo segue para o Rio de Janeiro.
Investimento na Amazônia
Com a compra do controle da Brasil Telecom, em 2009, a Oi passou a atuar em todo o território nacional e agora cumpre o compromisso de antecipar investimentos na Amazônia. A conexão por meio de fibra ótica em Manaus e Boa Vista amplia a capacidade de transmissão de dados na região. Com este projeto, a Oi reforça  seu compromisso com a massificação da banda larga, permitindo que mais clientes consigam realizar o sonho de acesso à internet com mais rapidez e eficiência.
Reforçando o compromisso da companhia em contribuir com o desenvolvimento do acesso à banda larga no país, a Oi estende a conexão de Manaus para outras localidades: Mucajaí, Iracema, Caracaraí, Rorainópolis, Nova Equador, Nova Colina, no estado de Roraima, e Presidente Figueiredo, no Amazonas. Em Mucajaí, Iracema e Caracaraí a banda larga já foi implantada. Em Rorainópolis, Nova Equador, Nova Colina e Presidente Figueiredo será implantada ainda no primeiro semestre deste ano.

Projeto conta com apoios importantes

O projeto foi viabilizado com o apoio dos governos do Brasil e da Venezuela, por meio de parceiros como a Eletronorte (controlada da Eletrobrás que atua na região) e a Cantv. Além disso, contou com suporte dos fornecedores nacionais e internacionais.
Os investimentos da Oi na Amazônia Legal contam com recursos próprios da empresa e também com outras duas fontes de financiamento. Uma delas é o Banco da Amazônia S/A (Basa), via Fundo de Desenvolvimento do Norte (FNO). A outra é a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). Os investimentos serão usados exclusivamente na Região Amazônica no período de 2008 a 2013.
Oferta
Desde o dia 3 de janeiro, a companhia oferece em Manaus o Oi Velox, por meio de fibra ótica. Já é possível adquirir o serviço por apenas R$39,90, na velocidade de 300Kbps; e por R$69,90, a velocidade de 1Mbps. Com os planos, os clientes Oi podem navegar, baixar arquivos rapidamente, enviar email e ficar em contato com os amigos. O serviço já está disponível nos bairros do Centro, Distrito Industrial, Santa Luzia, Adrianópolis, Vila da Prata, Dom Pedro I, Distrito Ceasa, Educandos, São Jorge, Parque 10 de Novembro, Conjunto Elisa Miranda, Parque das Laranjeiras, Compensa I, II e III, Cidade Nova I, entre outras.
A disponibilidade do Oi Velox no Amazonas, como em outros estados, depende de uma análise técnica prévia da linha telefônica. Para consultar a disponibilidade do serviço e obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Oi pela central 0800 031 0001 ou ir até a loja mais próxima.

Sobre a Oi

Maior empresa brasileira de telecomunicações, a Oi é pioneira na prestação de serviços convergentes no país. Oferece transmissão de voz local e de longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento. Com a compra do controle da Brasil Telecom, em 2009, a Oi passou a atuar em todo o território nacional. Em setembro de 2010, a empresa possuía  62,4 milhões de clientes. Deste total, 20,4 milhões estavam em telefonia fixa, 37,4 milhões em telefonia móvel, 4,3 milhões em banda larga fixa e 280 mil em TV por assinatura.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Oi integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, refletindo o alto grau de comprometimento da companhia com a responsabilidade social e a adoção de práticas gerenciais sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário