Projeto que leva conexão 3G à Amazônia é reconhecido no MWC, em Barcelona


O projeto Conexão Belterra, uma parceria entre a Vivo, Ericsson e a ONG Projeto & Alegria, foi um dos cinco projetos finalistas na competição pelo Global Mobile Award na categoria Melhor Uso de Sistemas Móveis para o Desenvolvimento Social e Econômico no Mobile World Congress 2011. O evento anual sediado em Barcelona atrai as companhias das indústrias de TIC (tecnologia da informação e comunicação) e reconhece iniciativas inovadoras nesta indústria.

O projeto foi baseado na implementação de uma estação rádio base 3G nesta região amazônica, fornecendo acesso à banda larga móvel (voz e acesso a internet), bem como serviços eletrônicos voltados a saúde (e-health) e educação (e-education) para 30 mil pessoas em 175 vilas amazônicas. A ONG Saúde & Alegria apoiou a implementação da tecnologia com programas de desenvolvimento das comunidades nas áreas de saúde, organização, economia florestal, educação, cultura e comunicação.
    
Roberto Lima, CEO da Vivo afirma: “Existe uma nova dinâmica social baseada especialmente nas tecnologias de informação e comunicação. Mais do que simplesmente reunir virtudes de mercados de primeira classe, o setor de telecomunicações móveis tem de criar valor para a sociedade. Esse programa é uma demonstração do que o acesso às telecomunicações e especialmente à banda larga móvel pode fazer a diferença em termos de inclusão e desenvolvimento em um país de dimensões continentais como o Brasil”.

Sergio Quiroga, Presidente da Ericsson para a América Latina afirma: “A indicação para o prêmio confirma o compromisso da Vivo e da Ericsson em liderar, inovar e fornecer comunicação para todos, para que comunidades como essas tenham acesso à informação e com isso tenham atendidas as suas necessidades básicas. O projeto Conexão Belterra trouxe conectividade para 175 vilas no coração da Amazônia, pela primeira vez”.

Para medir o impacto da conectividade móvel na região, a UFPA (Universidade Federal do Pará) e a instituição educacional Faculdades Integradas do Tapajós, desenvolveram um estudo no qual entrevistaram 403 pessoas da Região de Belterra.

Mais de 74% dos comerciantes locais registraram aumento em vendas depois da implementação da rede 3G da Vivo. Mais importante, a pesquisa destaca resultados no setor da educação: 43% dos estudantes conectados começaram a fazer pesquisas online, 20% se matricularam em cursos de educação móvel e à distância, tais como a plataforma Kantoo, uma aula de inglês ministrada diariamente pela Vivo via SMS.

Além da conectividade básica, o Conexão Belterra implementou a ferramenta de pesquisas Mobile Survey Tool da Ericsson para facilitar o monitoramento dos impactos ambientais, diagnósticos de pacientes, a comunicação com comunidades e estudos para monitorar a qualidade de vida.

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