O projeto Conexão Belterra, uma
parceria entre a Vivo, Ericsson e a ONG Projeto & Alegria, foi um dos cinco
projetos finalistas na competição pelo Global Mobile Award na categoria Melhor
Uso de Sistemas Móveis para o Desenvolvimento Social e Econômico no Mobile World
Congress 2011. O evento anual sediado em Barcelona atrai as companhias das
indústrias de TIC (tecnologia da informação e comunicação) e reconhece
iniciativas inovadoras nesta indústria.
O projeto foi baseado na
implementação de uma estação rádio base 3G nesta região amazônica, fornecendo
acesso à banda larga móvel (voz e acesso a internet), bem como serviços
eletrônicos voltados a saúde (e-health) e educação (e-education) para 30 mil
pessoas em 175 vilas amazônicas. A ONG Saúde & Alegria apoiou a
implementação da tecnologia com programas de desenvolvimento das comunidades nas
áreas de saúde, organização, economia florestal, educação, cultura e
comunicação.
Roberto Lima,
CEO da Vivo afirma: “Existe uma nova dinâmica social baseada especialmente nas
tecnologias de informação e comunicação. Mais do que simplesmente reunir
virtudes de mercados de primeira classe, o setor de telecomunicações móveis tem
de criar valor para a sociedade. Esse programa é uma demonstração do que o
acesso às telecomunicações e especialmente à banda larga móvel pode fazer a
diferença em termos de inclusão e desenvolvimento em um país de dimensões
continentais como o Brasil”.
Sergio
Quiroga, Presidente da Ericsson para a América Latina afirma: “A indicação para
o prêmio confirma o compromisso da Vivo e da Ericsson em liderar, inovar e
fornecer comunicação para todos, para que comunidades como essas tenham acesso à
informação e com isso tenham atendidas as suas necessidades básicas. O projeto
Conexão Belterra trouxe conectividade para 175 vilas no coração da Amazônia,
pela primeira vez”.
Para medir o impacto da
conectividade móvel na região, a UFPA (Universidade Federal do Pará) e a
instituição educacional Faculdades Integradas do Tapajós, desenvolveram um
estudo no qual entrevistaram 403 pessoas da Região de
Belterra.
Mais de 74% dos comerciantes locais
registraram aumento em vendas depois da implementação da rede 3G da Vivo. Mais
importante, a pesquisa destaca resultados no setor da educação: 43% dos
estudantes conectados começaram a fazer pesquisas online, 20% se matricularam em
cursos de educação móvel e à distância, tais como a plataforma Kantoo, uma aula
de inglês ministrada diariamente pela Vivo via SMS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário