TIM oferece SMS a R$ 0,50/dia mirando classes D
Ana Paula Lobo
:: Convergência Digital :: 22/02/2011
Na teleconferência para a divulgação do resultado do quarto trimestre de 2010, realizada nesta terça-feira, 22/02, o presidente da TIM Brasil, Luca Luciani, comemorou os resultados da reestruturação realizada nos últimos dois anos da companhia - a empresa reverteu prejuízo em lucro. Também anunciou o lançamento na noite desta terça-feira, 22, do Infinity Torpedo, voltado para os consumidores, hoje, sem condições de trocar de aparelhos.
"O Brasil tem três categorias de assinantes. As classes A e B, que têm smartphones e precisam consumir mais dados e serão incentivados, a classe C que está trocando de aparelho e quer a Internet no celular para acessar redes sociais como Orkut, Twitter e Facebook, e a classe D, que está comprando celular, mas os terminais mais antigos, sem acesso à Internet. Para esses, o SMS é um serviço desejado",destacou Luciani.
O executivo, no entanto, admite que a janela de oportunidade do SMS pode ter passado nas operadoras tradicionais no Brasil. "Não sei se teremos ainda mercado efetivo para o produto, nem temos como prever qual será o resultado dessa promoção. Acreditamos nela, mas não vou fazer projeções. No Brasil, o SMS é mais caro que uma ligação de voz. Estamos mudando isso com a promoção a R$ 0,50 por dia, com acesso ilimitado. A questão é saber se o assinante vai usar o SMS ou vai tentar comprar um aparelho novo e ter a Internet", completou o presidente da operadora.
O serviço de Internet via celular, com preço de R$ 0,50 para acesso diário ilimitado, segundo dados divulgados pelo diretor de Marketing, Rogério Takanayagi, foi relevante para o bom ano de 2010 resgistrado pela tele e soma, hoje, 8,3 milhões de usuários e registrou 1 milhão de usuários únicos dia. Mas ainda há muito por fazer em 2011.
"Temos que induzir o usuário a usar mais o produto de dados. Hoje o consumo ainda é baixo no Brasil. Como também ainda o é em voz - o Brasil, agora, tem uma média de 100 minutos na voz, ante 200 minutos no México, e 300 minutos, na China e na Ìndia", observou o executivo.
Na teleconferência de resultados, Luca Luciani não quis adiantar valores de investimentos - eles serão conhecidos na próxima sexta-feira, 25, quando a Telecom Italia fará a sua apresentação de resultados, mas garantiu que os aportes deverão ser mantidos equivalentes aos realizados em 2010 - R$ 2,8 bilhões.
Resultados operacionais
A TIM encerrou 2010 com crescimento significativo do EBITDA (+18,4%), que atingiu R$ 4,19 bilhões, estabelecendo margem EBITDA de 29%, contra 25,8% no ano anterior. O EBITDA do quarto trimestre de 2010 chegou a R$ 1,2 bilhão, aumento de 10,7% (ano a ano). A margem EBITDA atingiu 30,6% no quarto trimestre do ano passado, contra 30,4% no mesmo período de 2009. O EBIT avançou 136% no consolidado do ano e chegou a R$ 1,2 bilhão. No mesmo período a dívida líquida registrou queda de 42% em relação a 2009.
O lucro líquido ao final de 2010 atingiu R$ 2,2 bilhões, 176% acima dos R$ 801 milhões de 2009. O resultado líquido foi impactado por eventos extraordinários tanto em 2010 (credito fiscal de R$ 1,4 bilhão) quanto em 2009 (credito fiscal e ganho cambial da Intelig de R$ 617 milhões).
A receita líquida total do quarto trimestre foi de R$ 3,93 bilhões, alta de 9,9% em relação ao mesmo período de 2009. No consolidado do ano, a receita líquida cresceu 5,2%, atingindo R$ 14,46 bilhões. A receita líquida de serviços fechou o trimestre em R$ 3,63 bilhões, crescimento de 6% (ano a ano) e, em 2010, atingiu R$ 13,57 bilhões, 6,1% a mais se comparada a 2009.
Como reflexo do estímulo à utilização dos serviços de voz, motivado pelo conceito inovador de tarifação por chamada, o MOU (Minutos por Usuário) atingiu 129 minutos no quarto trimestre, alta de 30% na comparação ano a ano, quando era de 99 minutos.
O Infinity Web, lançado em setembro do ano passado, foi considerado no balanço bastante relevante. O serviço fechou 2010 com 8,3 milhões de usuários. Uma outra conquista foi o aumento da receita bruta de VAS, que cresceu 31,4% do quarto trimestre de 2009 para o quarto trimestre 2010, chegando a R$ 642 milhões. Dados já representam 13% da receita de serviços da operadora. Grande parte do investimento do ano, de R$ 2,84 bilhões (seguindo o novo padrão contábil, o IFRS), foi destinado à expansão da capacidade 2G e no aumento da capilaridade da rede 3G.
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