Dona
da maior fatia do mercado de banda larga, a Oi - que sustenta que
existe mais competição no Brasil que nos países desenvolvidos - admite
que é preciso disseminar a competitividade ainda restrita aos grandes
municípios para o interior do país. Mas lamenta que, submetida a
obrigações de universalização e responsável por praticamente todo o
território nacional, esteja sujeita a medidas regulatórias assimétricas
da Anatel.
“A
competição tem que se transferir das cidades de alto consumo para as de
baixo consumo, mas entendemos que isso deve se dar em igualdade das
condições que encontramos. Hoje há uma assimetria regulatória na direção
contrária”, afirmou o presidente da Oi, Francisco Valim, durante o
Futurecom, em sua primeira apresentação pública desde que assumiu o
comando da empresa.
A lógica é que a concessionária está sujeita a obrigações de
universalização que não existem para os concorrentes que competem nos
mercados mais rentáveis. Nesse sentido, Valim festejou a aprovação do
PLC 116 - que deve ser sancionado sem vetos nesta segunda-feira, 12/9,
pela presidenta Dilma Roussef - como um marco da competição. “Apenas uma
empresa podia fazer triple play, mas agora haverá competição”, disse.
Mas se o foco é competição, o próprio presidente da Oi reconhece que ela
ainda é muito restrita no país - efetivamente apenas em 7% dos
municípios, aqueles que, na conta do executivo, apresentam consumo
urbano superior a R$ 200 milhões. Ao defender uma interiorização da
competição, porém, entende que isso exige uma certa participação do
Estado.
Curiosamente, Valim cita a instalação de banda larga nas escolas
públicas como “o maior investimento público feito por uma empresa
privada”, que teria somado mais de R$ 200 milhões. Não lembrou, no
entanto, que o programa Banda Larga nas Escolas foi resultado de uma
troca de obrigações negociada entre teles e governo - e que deveria ter
sido concluído até o fim do ano passado, mas, como verificou a Anatel,
as metas não foram integralmente cumpridas.
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