Telefónica aposta na rede 3G da Vivo para brigar pela telefonia fixa fora de São Paulo

A Telefónica, integrada com a Vivo, avança sobre a área de suas rivais, em especial, Oi, TIM e Embratel. A operadora anunciou nesta segunda-feira, 12/09, que até o final deste ano terá um produto de telefonia fixa baseada na rede 3G da Vivo.


Apesar de não revelar detalhes sobre a estratégia de lançamento - em especial dos planos tarifários - Paulo Cesar Teixeira, que assumiu a direção executiva da Telefónica, adianta que o produto também funcionará na rede 2G, mas o lançamento nessa faixa acontecerá apenas em 2012.

"Estamos aguardando a Anatel para saber se poderemos ter o serviço também em São Paulo. Já fizemos o pedido. Esperamos que sim", disse Antonio Carlos Valente, presidente do Grupo Telefónica no Brasil. A Telefónica já solicitou à Anatel a autorização para usar a rede 3G da Vivo para lançar o produto em São Paulo, onde precisará ter licença especial porque é concessionária.

Indagado se o serviço de telefonia fixa wireless poderia vir a utilizar o HSPA+, que aumenta a capacidade da rede 3G, Teixeira garantiu que não. "Ele será 3G e 2G", afirmou. "Para usar o HSPA+, precisaríamos de dispositivos que ainda estão caros para um produto de massificação, como o que queremos ter", completa.

O plano de levar a rede 3G da Vivo para 2.832 cidades - anunciado em julho do ano passado - segue no cronograma, mas a Telefónica admite que haverá um atraso e que a meta só será alcançada em 2012. Hoje a cobertura 3G da Vivo já está presente em 1.506 localidades do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

seo