Operadoras têm até 20 de setembro para informar usuários sobre como o cancelamento pode ser feito
Às vezes até chega a divulgação de uma promoção interessante, mas o volume de mensagens publicitárias enviadas pelas operadoras de celular é tão grande que fica difícil não se irritar. Devido ao alto índice de reclamações, a Anatel decidiu que todas as empresas, desde o dia 20 de julho, ficam obrigadas a informar – via SMS – a todos seus clientes uma forma simples de descadastramento.
Conversamos com alguns clientes das operados Vivo, Tim, Claro e Oi e apenas os que têm linhas desta última receberam uma notificação ensinando como cancelar o recebimento das mensagens publicitárias. Mas levantamos em alguns sites e blogs e encontramos algumas informações sobre como proceder junto às demais. Confira abaixo:
Oi
Para cancelar o serviço, o mecanismo é simples: envie uma SMS para 55555 com a palavra SAIR. O envio é gratuito e a operadora deve retornar a seguinte mensagem:
"Mensagem recebida com sucesso. A partir de agora você não receberá mais mensagens publicitárias da Oi".
Vivo
Aqui, o negócio é um tanto mais complicado. Por enquanto, para cancelar é preciso acessar o site da operadora, fazer login, clicar em "meus dados" e desmarcar as opções que não deseja receber. Entretanto, conforme a determinação da Anatel, a empresa precisará criar um mecanismo que permita o descadastramento simplesmente enviando uma SMS. O prazo estipulado foi até o dia 20 de setembro, para todas as operadoras.
Tim e Claro
De acordo com o blog iTouchBR, para cancelar o recebimento das SMSs publicitárias da empresa, basta responder gratuitamente a qualquer uma com a palavra PARAR ou simplesmente a letra P.
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