Claro, Vivo, TIM e Oi podem ser obrigadas a aceitar
pedido de cancelamento de contrato por escrito em qualquer loja ou
posto de venda de aparelhos. A exigência consta de ação civil pública
movida pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF-SC)
contra as operadoras de telefonia móvel.
O MPF-SC alega que apesar de haver expressa previsão no
regulamento da telefonia móvel, que obriga as operadoras de celular a
receber e dar encaminhamento aos pedidos de cancelamento de contrato em
qualquer posto de venda (próprio, terceirizado ou mesmo quiosques
móveis dentro de shoppings e lojas de departamento), a lei não vinha
sendo cumprida.
"Conforme apurado em investigação realizada pelo Ministério
Público Federal em Joaçaba, nenhuma das empresas aceita pedidos de
rescisão de contrato por escrito, mesmo em suas lojas credenciadas.
Isto é, o inquérito civil público constatou que o artigo 96, do
Regulamento da Telefonia Móvel não está sendo cumprido", diz o órgão.
De acordo com o MPF-SC, a forma encontrada pelos clientes para
realizar o cancelamento dos contratos nas lojas das operadoras é por
meio de ligação ao serviço de call center, que é feita do próprio
estabelecimento.
Para o procurador da República Anderson Lodetti Cunha de
Oliveira essa é uma prática duplamente abusiva. "Primeiro porque as
empresas estão desrespeitando o regulamento da telefonia celular, o que
pode ensejar quebra do contrato de concessão com a Anatel. "Segundo,
porque obrigar o cliente a utilizar o serviço de call center é deixá-lo
exposto às práticas de fidelização, às abusivas esperas e às conhecidas
'quedas de ligação' durante o procedimento", explicou.
De acordo com ele, o direito de simplesmente entregar um
pedido escrito e ter prova documental do fato é sonegado pelas
operadoras de telefonia móvel, em prejuízo do consumidor "impotente e
desesperado".
Se for procedente a ação, a Claro, Oi, TIM e Vivo terão que
aceitar pedidos de rescisão por escrito de qualquer cliente e proceder
o cancelamento do contrato em prazo máximo de 72 horas.
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