Pesquisa: Facebook reduz produtividade no trabalho

Por Sharon Gaudin, Computerworld/EUA

Apenas alguns meses após um estudo informar que usuários do Facebook tendem a obter notas menores na escola, outra pesquisa revela que a rede social também pode prejudicar o desempenho no ambiente de trabalho.

Empresas que permitem aos usuários acessarem o Facebook no ambiente de trabalho perdem 1,5% do total da produtividade dos funcionários, segundo a análise da empresa de pesquisas em TI Nucleus Research. A análise foi feita com 237 empregados e também mostrou que 77% dos trabalhadores que têm uma conta no Facebook usam a ferramenta durante horário de trabalho.

Além disso, alguns empregados utilizam a rede social cerca de 2 horas por dia durante o trabalho, indica a pesquisa. A Nucleus Research não informou quantos pesquisados se encaixaram na categoria, mas ressaltou que um a cada 33 trabalhadores pesquisados usam o Facebook apenas no trabalho. Entre estes, 87% disseram não ter motivação de negócios para usar o site.

"Se a sua empresa está enfrentando margens apertadas e baixa lucratividade - o que é o caso de muitas atualmente -, como aceitar qualquer distração de trabalho que atrapalhe ainda mais a produtividade?", questiona a vice-presidente de pesquisas da consultoria, Rebecca Wettemann, em comunicado. "Restringir o uso do Facebook pode até não fazer a empresa se tornar popular, mas pode impedir a perda de produtividade. Se sua lucratividade é de 2%, pode haver uma diferença entre restringir o uso ou não".

Em abril, um estudo da Universidade do Estado de Ohio mostrou que os estudantes universitários que usam Facebook gastam menos tempo estudando e têm notas menores do que aqueles que não usam a rede social. E quais estudantes são mais propensos a usarem o Facebook? Bem, são os futuros administradores de sistemas e Chief Executive Officers (CIOs).

O Facebook, que atingiu 250 milhões de usuários neste mês, tem apresentado um crescimento tremendo. Na última semana, a consultoria Nielsen online informou que as pessoas gastam mais tempo no Facebook do que em qualquer outra rede social. O estudo também indica que 87,25 milhões de norte-americanos acessaram o Facebook de casa e no horário de trabalho em junho, e cada uma dessas pessoas gastou, em média, 4 h 39min 33s no site, ao longo do mês. E no início do mês passado, a Nielsen relatou que o Facebook verificou um crescimento de 700% no volume do tempo de navegação dos usuários em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2008.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário