Elevar a receita líquida de serviços de 12,76 milhões de reais obtida em
2009, em 5% este ano e atingir um patamar de dois dígitos em 2012 é uma
das metas do novo plano estratégico da TIM
Brasil. Outro objetivo é ampliar a margem de lucro EBITDA (lucro
bruto menos as despesas operacionais, excluindo juros, depreciação e
amortizações do período) de 23% em 2009 para 25% este ano, chegando a
29% nos próximos dois anos.
As previsões fazem parte do plano
estratégico da empresa apresentado na manhã desta terça-feira (13/4), em
Milão (Itália), pelo CEO do Grupo Telecom Itália, Franco Bernabé, e
pelo presidente da TIM Brasil, Luca Lucciani. De acordo com o plano, a
empresa vai investir 2,5 bilhões de reais em 2010 em cinco tarefas para
elevar sua receita com serviços e melhorar suas margens, envolvendo as
áreas de voz, serviços de valor adicionado (VAS), convergência,
infraestrutura de rede e crescimento sustentável.
Lucciani fez
algumas projeções para o primeiro trimestre de 2010, cujos resultados
financeiros ainda não foram divulgados. A operadora deve elevar o
crescimento anual de sua receita com serviços de 0,3% no quarto
trimestre 2009 para mais de 5% nos primeiros três meses do ano. A
estratégia deve equilibrar a queda anual de 52% na receita da operadora
com aparelhos, no quarto trimestre. Outra meta anunciada pelo executivo
para o trimestre é elevar a margem EBITDA de 3% nos três últimos meses
do ano passado
para um desempenho de dois dígitos.
Na área de voz, a terceira
operadora móvel do País, com
23,6% de participação, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel), pretende 'manter a pressão' contra a concorrência,
apostando em pacotes de serviços fixos e móveis, bem como em franquias
atrativas para conquistar assinantes de telefonia fixa. A meta é
aumentar a base de usuários - atualmente em 41,8 milhões - em 10% até
2010 e dobrar o consumo de minutos por usuário (MOU) para 180 minutos,
entre 2010 e 2012.
Explorar a presença regional também é um dos
pontos destacados na apresentação do presidente da TIM Brasil. Hoje, a
operadora possui forte participação no Nordeste, mas pretende alavancar
sua presença no Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
A segunda
missão da operadora é dobrar a participação da receita de VAS, incluindo
pacotes de dados móveis, de 10% em 2009 para 20% em 2012. Para tanto, a
empresa, que lançou planos de internet móvel no modelo pré-pago, deve
expandir a cobertura de sua rede para 50% da população urbana do País em
2010, chegando a 75% de cobertura nos próximos dois anos.
Para
ganhar força na concorrência com operadoras (incumbents) fixas, a TIM
aposta na integração com a Intelig para criar ofertas mais agressivas em
chamadas fixas internacionais e pacotes de telefonia fixa e móvel, por
exemplo. A integração da força de vendas da Intelig também é um dos
pontos destacados no plano estratégico, além da oferta de soluções
premium para clientes corporativos e do acesso em banda
larga via rede elétrica, lançado no final de março pela Intelig
Telecom em parceria com a concessionária AES Eletropaulo Telecom.
Com
a incorporação da infraestrutura
da Intelig, que deve ser finalizada em junho deste ano, a
estratégia é trabalhar com um único núcleo de rede (backbone) para as
duas operações, informa Lucciani. A estratégia da operadora é dobrar a
cobertura de redes de terceira geração (3G) e a capacidade de redes 2G
até 2010. O número de antenas 3G instaladas deve atingir 3.500 em 2010 e
chegar a 6 mil ERBs (Estações Rádio-Base) até 2012.
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