Chamada telefônica dará acesso à internet

Luciana Coelho

Folhapress

Uma plataforma que permite o acesso à internet por meio de chamadas telefônicas comuns está sendo lançada pelo Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

O pai do projeto é o brasileiro Leo Burd, que criou o VoIP Drupal após anos buscando alternativas aos telecentros como estratégia de inclusão digital. A frustração com o modelo vem de quando Burd coordenou uma ONG que montava escolas de informática em favelas de São Paulo. “Percebia várias deficiências, mas não sabia resolvê-las”, diz Burd. A lista de problemas que ele cita inclui o alto custo de manutenção dos centros, a dificuldade de acesso para quem mora mais longe e o despreparo de alguns usuários para utilizar a rede.

O cenário o levou a procurar o doutorado fora do Brasil e pesquisar uma plataforma mais simplificada, acessível não só via internet e e-mail, mas por telefone fixo ou celular. O nome do projeto vem das tecnologias VoIP (telefonia via internet) e Drupal, uma gama de ferramentas para construir sites e plataformas na internet.

O correio de voz é a base da ideia: o VoIP Drupal permite que o conteúdo de um site seja convertido em mensagem de voz, a baixo custo, e acessado por telefone ou e-mail. Além disso, a plataforma cria para cada usuário uma caixa postal, mesmo que ele não tenha telefone. “Esse sistema tem o potencial de dar a voz a todo cidadão brasileiro, o que seria difícil com os telecentros”, diz.

Burd lembra que os telefones são muito mais presentes do que PCs e conexões rápidas. Nem é preciso saber ler para acessar conteúdos. O VoIP Drupal está em fase de lançamento, com a primeira versão anunciada em março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário