O deputado federal Chico Lopes (PCdoB), membro da Comissão de
Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados, participou dos dois
debates, discutindo o tema com convidados e respondendo a perguntas da
população sobre como fazer valer os direitos dos usuários de telefonia,
diante das constantes falhas no serviços, das tarifas consideradas
exorbitantes e da extrema dificuldade de diálogo entre operadores e
clientes.
"Foram oportunidades muito importantes para debater esse tema, que
penaliza todos que usam telefone celular - e hoje já temos mais
celulares que pessoas no Brasil", afirmou Chico Lopes. "Tivemos chance
de discutir o problema como um todo e ficou claro que o consumidor se
sente desassistido pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações),
que deveria fiscalizar a qualidade do serviços das operadoras de
celular", acrescentou.
"Isso nos leva à origem do problema: a forma como foram feitas as
privatizações no Brasil e a herança das agências reguladoras que
deveriam proteger o consumidor, mas protegem as empresas", reforçou
Lopes, lembrando seminário realizado por sua solicitação, em outubro de
2011, na Câmara dos Deputados, para discutir o papel das agências
reguladoras.
Realizado de 13h às 14h na AM O Povo CBN, o debate sobre qualidade na
telefonia e os desafios dos consumidores contou, além de Chico Lopes,
com os jornalistas Erivaldo Carvalho e Ismael Furtado e com o médico
Mourão Cavalcante. Já na TV O Povo, de 19h30 às 20h30, Chico Lopes
debateu o tema com Ismael Furtado, o também jornalista Ruy Lima e o
advogado especialista em defesa do consumidor Hércules Amaral.
Depoimentos
"Tivemos muita participação dos ouvintes e dos telespectadores, contando
vários casos escandalosos de desrespeito aos direitos do consumidor,
por parte das empresas de telefonia", ressaltou Chico Lopes.
"Isso mostra que, apesar do progresso quanto à defesa do consumidor,
inclusive com vários órgãos a quem o consumidor pode e deve recorrer,
ainda existe uma insatisfação muito maior, um número significativo de
reclamações da população. Precisamos, de fato, que todos busquem os
órgãos de defesa do consumidor e a Justiça. Aí as empresas passarão a se
dedicar a melhorar esses serviços".
Fim do Roaming
Chico Lopes também destacou, nas duas oportunidades, a campanha "Fim do
Roaming", que vem mobilizando consumidores de todo o País, desde o ano
passado, pelo fim da tarifa extra para quem usa o celular fora da sua
região de origem. "Divulgamos o site www.fimdoroaming.com.br e a
mobilização de todas as segundas-feiras pelo Twitter. Essa é mais uma
batalha pelo respeito ao consumidor, nos serviços de telefonia",
destacou Chico Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário