SÃO PAULO – O aviso de “desligar os celulares ao fechamento das portas
da aeronave” está prestes a sofrer uma reformulação. Pelo menos é o que
garante fazer a TAM, em seus voos domésticos, até o fim deste primeiro
semestre. A companhia reuniu a imprensa em seu megalounge montado na
última edição da São Paulo Fashion Week, que terminou na sexta passada,
para anunciar o resultado de uma parceria pioneira nas Américas. A
empresa firmou contrato com a joint venture OnAir, das gigantes Airbus
e Sita, para o fornecimento da tecnologia para uso de celulares em
aviões. Difundido em todo o mundo, o sistema permitirá que até 12
celulares fiquem ativos simultaneamente. Isso inclui a possibilidade de
troca de SMS, envio de dados por smartphones e uso de internet em
laptops com modem.
A notícia é animadora, tendo em vista que o Brasil será o primeiro País
das três Américas a adotar o sistema de telefonia a bordo, que continua
proibido nos Estados Unidos pela Federal Communications Commission, uma
espécie de Anatel americana. Aqui, a Agência Nacional de
Telecomunicações (Anatel) concedeu autorização para uso experimental,
ficando a TAM responsável de informar os passageiros quais operadoras
oferecerão o serviço, bem como enviar à agência relatórios semestrais
sobre os resultados obtidos.
A assessoria de imprensa da Anatel
frisou à reportagem do JC que só funcionarão aparelhos certificados
pelo órgão. Logo, celulares importados podem não funcionar em céus
tupiniquins.
Assim que a Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac) bater o martelo final, a líder em voos na América do Sul poderá
pôr em prática a novidade, que já é compatível com duas de suas
aeronaves e, no próximo ano, com mais duas outras recém-adquiridas.
Embora tanto a OnAir quanto a TAM garantam a segurança dos passageiros,
a Anac ainda avalia se a instalação pode causar algum risco à
navegabilidade do avião. Segundo o órgão regulador, faltam poucos
detalhes técnicos para o uso ser liberado, algo que deve ocorrer nos
próximos meses. De acordo com a assessoria de imprensa da agência,
depois disso, as leis que regem a aviação comercial brasileira deverão
ser reformuladas.
Mesmo o contrato da TAM com a OnAir permitindo
apenas 12 aparelhos funcionando ao mesmo tempo, a companhia avaliará se
o limite será suficiente ou deverá ser ampliado. No caso dos demais
equipamentos (smartphones e PCs portáteis), o uso será irrestrito.
Porém, respeitando o detalhe principal: o avião deverá estar com, no
mínimo, 3 mil metros de altitude. Sim, durante decolagens e pousos os
comissários continuarão pedindo que seu aparelho eletrônico seja
desligado. Isso evita falhas no serviço de telefonia e problemas na
infraestrutura das operadoras, instalada em terra.
Quanto ao
preço, espera-se sangue no ringue da telefonia móvel brasileira. O
valor que será cobrado ao usuário pelos serviços é de responsabilidade
de cada operadora. E isso inclui as tarifas das chamadas efetuadas nas
nuves, além dos dados trocados on board. De acordo com a TAM, os
valores serão debitados na conta telefônica sem nenhum ônus à companhia
aérea. A tecnologia OnAir é utilizada na Europa, Ásia, Oriente Médio, e
já começa a ser adotada na Oceania.
Fonte: Pedro Diniz
De Turismo / JC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
A partir deste mês, os clientes Vivo contam com mais um atrativo em seus celulares, o Vivo Som de Chamada. Agora os usuários podem es...
-
VSWR (Voltage Standing Wave Radio) pode ser definido como um indicador de quantidade de sinal refletida de volta ao transmissor em u...
Nenhum comentário:
Postar um comentário