Telefônica quer recuperar terreno perdido na Banda Larga

Luís Osvaldo Grossmann
  Convergência Digital


A Telefônica promete investir R$ 2,3 bilhões em 2010, pouco mais que os R$ 2,2 bilhões do ano passado, com foco na telefonia fixa, na qual perdeu 5% da base de clientes em 2009, em redes de dados corporativos e banda larga, outro segmento em que a empresa registrou fraco desempenho.
"Queremos ter nosso melhor ano de crescimento da planta de banda larga", disse o presidente da Telefônica, Antônio Carlos Valente, durante uma apresentação realizada para a imprensa nesta segunda-feira, 22/2, em Brasília.
Em 2009, ano em que a operadora sofreu panes na rede de banda larga e chegou a ficar dois meses impedida de comercializar o Speedy, por decisão da Anatel, a base de clientes de internet rápida agregou 100 mil clientes - passando de 2,5 milhões para 2,6 milhões.
Foi um desempenho bastante inferior ao ano de 2008, quando a operadora cresceu num ritmo de cerca de 50 mil clientes/mês. Segundo Valente, as reiteradas panes na rede de banda larga geraram outras dificuldades como, por exemplo, o aumento do número de clientes que trocaram de operadora, a recomendação do Ministério Público para a suspensão das regras de fidelidade (o que também contribuiu para um churn maior) e a suspensão das vendas em si.
Curiosamente, porém, os planos para o maior ano de crescimento da base na banda larga vão praticamente repetir os investimentos realizados no ano passado, de aproximadamente R$ 770 milhões nesse segmento. De acordo com o presidente da Telefônica, isso acontece porque grande parte dos investimentos foram feitos já durante as medidas de melhoria da rede, exigidas pela Anatel.
“Muito já foi feito em instalação de equipamentos. Além disso, vai tendo redução de custos e esperamos uma redução do churn. Dá para fazer mais, com menos”, explicou Valente.

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