A
bancarização segue sendo um dos maiores apelos para a adoção da
NFC(Near Field Communications) no Brasil, revela estudo divulgado pela
GSM Association (GSMA), nesta quarta-feira, 18/01, em São Paulo. No
levantamento, produzido em parceria com a Booz & Company, a entidade
destaca ainda que as Olimpíadas, em Londres, este ano, terão forte
impacto na consolidação da tecnologia, que permite, entre outras coisas,
o pagamento móvel de forma segura.
O
relatório sustenta que o uso da NFC nos celulares é o melhor caminho
para a população brasileira que ainda não tem acesso aos serviços
bancários. Isso porque para uma grande parcela da população, a
capacidade de ter cartões armazenados em seus telefones para facilidade
de pagamento é uma opção muito mais atrativa do que ter que viajar
longas distâncias regularmente para usar agências bancárias e caixas
eletrônicos.
Além
disso, consumidores da classe média brasileira também são cada vez mais
propensos a adotar a NFC devido à sua capacidade para integrar a
proposição central de valor com outros produtos de consumo digitais,
tais como a fidelidade, mídia social, e os serviços baseados em
localização (por exemplo, cupons).
Vale lembrar que a NFC é uma tecnologia que permite a dois
dispositivos sem fio - que estão a alguns centímetros de distância entre
si - transferir pequenas quantidades de dados de forma segura. Esta
tecnologia viabiliza pagamentos de bens e serviços como bilhetes de
transportes, tickets de entretenimento e identificação, transformando o
celular em uma carteira móvel.
Para o varejo
Para o setor de varejo, o estudo aponta que benefícios concentram-se na
forma como a NFC pode aprimorar o relacionamento dos varejistas com seus
clientes e ter mais eficiência em suas margens de custo. Estimulando o
volume de transações por meio da segmentação da distribuição de cupons e
análise de dados avançada, a NFC pode aumentar os canais de vendas
existentes no setor de varejo através dos seguintes recursos:
• Aumento das vendas por varejista
• Maior capacidade de atingir os consumidores no ponto de decisão
• Experiência de usuário sem rupturas
• Melhoria dos dados em torno de segmentação de clientes e análises de vendas
• Ferramentas de segmentação de mercado que otimizam campanhas de vendas
Além de estimular o volume de transações, a NFC tem o potencial de
compensar os custos operacionais do varejo. Centrado sobre os custos
associados com formação de filas, existência de fraude e manipulação de
dinheiro, a NFC tem o potencial de criar eficiências operacionais, como:
• Redução das filas devido à redução de tempo no check-out
• Diminuição dos custos operacionais decorrente da menor necessidade de pessoal
• Redução de fraudes devido a um uso maior de autenticação e auditoria
• Maior conscientização do consumidor em relação ao roubo de handsets
• Redução do manuseio de numerário pela mudança de pagamento físico para eletrônico
Com os custos de implementação concentrados principalmente em
upgrades de pontos de vendas, o benefício direto para os varejistas pode
ser significativo, desde que haja suficiente escala e infraestrutura
para transações NFC no mercado.
Esta escala e sua infraestrutura estão sendo construídas de forma
constante na Europa, onde MasterCard e Visa têm expandido agressivamente
sua base de dispositivos e terminais sem contato. Suas parcerias
estratégicas para PayPass e PayWave com grandes redes, como Krispy
Kreme, McDonalds e Subway, têm sido uma fonte de rápido sucesso e
constitui uma base importante para a expansão da aceitação da NFC no
varejo.
Há também uma série de outras iniciativas específicas. Destas, a
pesquisa aponta como uma das mais interessantes a acelerada na adoção de
terminais de pontos de venda sem contato e o desenvolvimento da
respectiva infraestrutura em Londres, antes dos Jogos Olímpicos de 2012.
Este esforço tem acontecido por meio de estreita colaboração entre
vários players.
O patrocínio da MasterCard ao sistema subterrâneo de metrô de
Londres, o patrocínio da Visa aos Jogos e o engajamento proativo dos
principais bancos do país mostra como a colaboração intersetorial pode
definir o cenário para o desenvolvimento mais rápido e generalizado de
infraestrutura.
Isto levou à cooperação não só entre os bancos e processadores, mas
entre o governo central e o local, que combinaram seus esforços para
gerar uma dinâmica de pagamentos sem contato em diferentes setores.
Embora represente uma iniciativa local, os esforços e a visibilidade
associados com os Jogos de Londres têm o potencial para validar
diferentes aspectos da proposta de valor e dar mais peso a modelos
globais go-to-market.
Outras iniciativas, estas na Austrália, como o MasterCard PayPass,
estão impulsionando a adoção de novos terminais de pontos de venda e
poderiam servir como um pontapé inicial importante para a adoção da NFC.
Estas iniciativas sugerem que a taxa de implementação poderá crescer,
pois a MasterCard anunciou que a partir de outubro 2012 todos os seus
cartões emitidos na Austrália incluirão tecnologia PayPass sem contato.
Segurança
Particularmente no que diz respeito a fraudes, a pesquisa indica que a
padronização pode reduzir o passivo líquido dos varejistas. A NFC pode
reduzir as fraudes de três maneiras:
1. Os consumidores estão mais conscientes da perda ou roubo de
telefone celular do que da perda ou roubo de cartões – acelerando o
tempo de comunicação associado aos dispositivos desaparecidos.
2. Transações efetuadas no celular são mais seguras do que aqueles
realizadas com cartão devido à autenticação multifator (desde que a
mWallet tenha essa proteção).
3. Caso a conta mWallet seja comprometida, o núcleo da plataforma NFC
oferece maior visibilidade em transações não autorizadas e maior
capacidade de eliminar as informações de segurança do aparelho.
Para o consumidor também são apontadas uma série de benefícios, principalmente:
1. Conveniência para os consumidores: o aparelho habilitado NFC pode
ser usado para o transporte de bilhetes em todos os mercados, garantindo
facilidade de uso para o consumidor. Por exemplo, um consumidor usa o
handset NFC ativado para pagar por um bilhete ao usar o transporte
público em uma viagem para um aeroporto de Londres. No aeroporto o
consumidor utiliza o handset novamente para embarcar no avião. Após
desembarcar em Madrid, o consumidor usa o handset novamente para comprar
um bilhete de metrô em Madrid. Durante toda a viagem a experiência do
consumidor é exatamente a mesma reduzindo a necessidade de filas, lidar
com diferentes tipos de bilhetes e dinheiro.
2. Aumento da concorrência levando a benefícios para o consumidor:
serviços móveis NFC reduzem a barreira de acesso para pequenos
provedores de serviços sem economias de escala em relação aos grandes
players existentes no mercado. Isto leva a uma maior concorrência, mais
escolha para os consumidores e os preços reduzidos - todos os benefícios
para o consumidor.
3. Serviço de portabilidade: a solução baseada em SIM permite a
implantação de vários serviços através do download de aplicativos e
garante um serviço completo de portabilidade - o usuário pode ter os
seus serviços mesmo quando mudam de handsets ou operadoras.
4. Maior segurança: handsets baseados em SIM e habilitados em NFC
beneficiam se de fortes características de segurança, como números de
PIN para acessar os serviços, técnicas de autenticação forte para
proteger a carteira móvel (como a assinatura digital, OTP), bem como, a
capacidade de operadoras para ativar ou desativar serviços de “over the
air” se o handset for perdido ou roubado e reinstalar os serviços OTA
toda vez que um handset é substituído por outro.
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